Dicas de 17 mulheres de sucesso

Data é símbolo das conquistas que as mulheres efetivaram no século XX

Comemorado anualmente em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data celebratória que visa lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Apesar dos avanços, muitas ainda sofrem descriminação em diversos ambientes – principalmente no mercado de trabalho.
Pensando nisso, reunimos um grupo de empreendedoras em posição de liderança no mercado brasileiro para compartilhar um pouco de suas trajetórias e dar dicas para outras mulheres que já estão no ramo ou pretendem empreender. Confira abaixo:
Lê Turano, fundadora do Grupo Favoritto (Allegria, Bonitto, Favoritto)
Influenciadora e empresária presente há quase 20 anos no cenário gastronômico brasileiro, Lê Turano é uma das fundadoras do Grupo Favoritto, juntamente com seu marido, Leandro Oliveira. Os três empreendimentos que compõem o grupo – os restaurantes Favoritto, Bonitto e Allegria – estão localizados no badalado Quadrado de Trancoso e são um dos únicos locais que apresentam menus singulares com experiênc ias fantásticas.
“Sempre tivemos o sonho de trazer a alta gastronomia à Trancoso. Inauguramos o Favoritto há 4 anos e no final de 2022 realizamos o sonho de abrir o Bonitto e o Allegria. Ao longo do processo foi muito gratificante ver o público da cidade recebendo tão bem os três restaurantes que possuem culinárias e experiências tão diferentes das demais. Sendo mulher no cenário da gastronomia, sei que consigo trazer uma visão muito diferente e sensível em tudo o que faço, principalmente no quesito sensorial proporcionado pela decoração única, pelo menu surpreendente e por toda a sensação que os restaurantes apresentam. Em pouco tempo o grupo já ganhou muito reconhecimento no país e tenho certeza de que colheremos muito mais frutos pela frente, portanto, a minha dica é sempre entregar algo com muito carinho e uma experiência única, fora do comum”.
Paolinha Murta, diretora criativa da Skazi, SClub, Tufi Duek, TD
Diretora criativa das labels Skazi, SClub, Tufi Duek e TD, Paolinha Murta sempre propõe novidades e mantém as grifes atualizadas, garantindo que as marcas sempre inovem e introduzam tendências ao guarda-roupa das mulheres brasileiras. Com anos de experiência dentro e fora do mercado, Paola conta “É imprescindível estar sempre conectado com tudo que acontece no setor, sejam novas técnicas de produção, novas tendências e novas formas de comunicar o seu produto.”

Anna Carolina Bassi, fundadora da Carol Bassi
Empresária e influenciadora, Anna Carolina Bassi fundou a sua label homônima, Carol Bassi, em 2014. Passados quase dez anos, a marca conquistou um espaço desejável no mercado e é referência em criar uma moda cool, com peças atemporais e de qualidade premium. Após um processo de expansão, hoje a marca possui quatro lojas pelo Br asil, além de um e-commerce e diversas multimarcas. “Hoje vejo que além de estar à frente da marca, também possuo uma grande voz como mulher dentro da CB, afinal, vejo a moda como uma forma de trazer autoconfiança e poder à todas. Sempre propondo novidades, a marca terá diversos projetos muito especiais pela frente”, comenta a empresária Anna Carolina Bassi.
Daniela Setubal, fundadora da D-GAIA
Visando oferecer uma novidade no mercado e uma nova perspectiva sobre o luxo no Brasil, a D-GAIA foi lançada no final de 2022 por Daniela Setubal. “Pessoalmente, eu sentia uma falta de marcas com novas propostas e materiais de alta qualidade no mercado nacional. Por isso, depois de criar a minha própria marca, hoje eu repasso como dica: identifique um gap no mercado e faça questão de aproveitá-lo e usar esse diferencial ao seu favor. Por isso, eu e toda a minha equipe fomos atrás dos melhores fornecedores – querendo apresentar produtos de alta qualidade à mulher brasileira – e assim lancei a D-GAIA. Estou sempre ligada em todos os processos e frentes da marca e, por ela, consigo apresentar um outro lado meu: mais expressivo e criativo que, inclusive, estou animada para compartilhar com o público em 2023.”, comenta Daniela.
Fernanda e Bianca Inglesis, fundadoras da Inglesis
Fundada em 2020 pelas irmãs Fernanda e Bianca Inglesis, a label de moda feminina autoral surgiu inspirada por mulheres e com o propósito de levar personalidade ao vestuário. “Quando estamos empreendendo é natural se comparar a outras marcas e empresas, principalmente na era das redes sociais, onde existe uma imagem muito rasa do sucesso fácil.”, afirma Bianca.
“Só quem empreende sabe da sua história e realidade, por isso nosso conselho é olhar mais para si e menos para os outros, esse também pode ser o seu grande diferencial. É claro que se inspirar é ótimo, mas a comparação pode acabar te deixando para baixo em alguns momentos.”, aconselha Fernanda.
Carol Célico, fundadora da NIINI
A NIINI foi fundada por Carol Célico em 2022, com o objetivo de representar as pessoas e fazer com que elas sejam capazes de encontrar seu próprio estilo dentro da marca. Com DNA moderno e descolado, a label apresenta um mix de várias identidades que vão desde ao básico até o look festa na tentativa de alcançar o maior número de estilos.

“Algo que me tranquiliza é sempre lembrar que todas as mulheres estão no mesmo ‘barco’ e já passaram por algo parecido na carreira. Pincipalmente pelos desafios emocionais. Mesmo quando vemos alguém que está em posição de destaque, e achamos que não conseguiremos alcançar ou não estamos dando conta de algo e acabamos nos frustrando, é sempre importante lembrar que por trás desta mulher de sucesso existe uma mulher que se frusta diariamente e que gasta muita energia para conquistar o que quer.”, reflete Carol.
Isa Domingues, fundadora da Oli Video Shop
Pioneira em um formato que vem garantindo destaque no mercado digital, a produtora de conteúdo digital e empreendedora Isadora Domingues, é o principal nome do segmento de live commerce no país com o Provador Live, no qual os seguidores podem comprar on-line durante a exibição do conteúdo. Em 2021 fundou a Oli Video Shop, uma empresa de tecnologia criada para abrir um novo canal de vendas online.
Com as ferramentas da plataforma, pequenas ou grandes marcas e empreendedores conseguem vender seus produtos por meio de vídeos curtos ou live commerce, alcançando uma maior interatividade com seus clientes e gerando uma maior conexão deles com seus produtos, humanizando assim o processo de vendas.
“Precisamos sempre estar atentas a inovação e estudarmos o mercado onde atuamos para nos destacarmos. Apesar de parecer clichê, a persistência é fundamental, e não desistir é uma das principais características que se deve ter para empreender com sucesso.”, aconselha Isa Domingues.
Miriam Bittencourt, fundadora Dimy
Nascida em 1996, a Dimy, marca de moda feminina catarinense, foi criada com o propósito de inovar sempre e trazer para o mercado diferentes peças, com atenção aos tecidos, detalhes e momentos especiais. A label, desde sua criação, se preocupa em traduzir tendência em forma de roupa, entregando qualidade e modernidade.
“Minha principal dica para as mulheres que querem empreender é ter foco e metas para alcançar os objetivos. Quando comecei a Dimy, eu não tinha nada, só tinha um sonho de ser empresária. Hoje descobri que meu propósito não é só criar roupa. Quando você sabe aonde quer chegar, não importa onde você está. Importa o seu foco, o seu sonho e que esse sonho vire um objetivo, e que esse objetivo te leve onde o seu sonho te move.”, comenta Miriam.
Cici Navarro fundadora das marcas Dra. Cherie, Café Cherie e Cici Navarro Collection
As marcas de moda da empresária e influenciadora Cici Navarro, nasceram da paixão e autenticidade de levar amor, empoderamento e experiência às pessoas. A Dra. Cherie nasceu em 2014, a partir da percepção de Cici Navarro sobre os jalecos de profissionais da saúde que, para ela, poderiam ter mais informações de moda e conforto. Foi a partir daí que a empresária criou a sua primeira marca ao lado de sua irmã, Ana Carolina

Navarro. Juntas, elas deram persistência e andamento à marca, oferecendo coleções autênticas e fashions para diversas áreas da saúde. Em pouco tempo, a marca também deu origem ao Café Cherie, cafeteria all pink, localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo e em uma marca full look inspirada no estilo da empresária, a Cici Navarro Collection.
‘’Dizem que coragem é ouvir o coração… E para ir de encontro com seu potencial precisamos sim da “tal” da coragem! Nem sempre o caminho será fácil, nem sempre você estará motivada e, muitas vezes, as pessoas vão rir e duvidar de você…Mas, quando isso acontecer, tenha clareza de que você está indo de encontro com o melhor que pode, com o que tem no momento, para desenvolver todo o potencial que mora no seu coração’’, diz Cici Navarro.
Edileuza Rossano, fundadora de Loft747
A marca de moda de Edileuza Rossano é idealizada para mulheres de todos os estilos, que busca acima de tudo, autenticidade em seus looks. Com coleções atemporais lançadas mensalmente, a label é referência em propor opções fashions para diversas ocasiões e estações do ano. À frente da label, Edileuza Rossano encara o empreendedorismo como um exercício de persistência e protagonismo da mulher contemporânea: ’’Levo, como princípio, a persistência. Pois, a partir disso, nos construímos dia a dia diante dos desafios e das adversidades postas. Como mulher, mantenho firme a convicção de que nossa criatividade e paixão despertam infinitas oportunidades. Por isso, nos manter sempre em alerta às tendências do mercado, da inovação e do empoderamento nos faz crescer diariamente. Busque conhecimento, fortalecimento e ouça os seus instintos. Ouse na sua autenticidade, nas suas infinitas possibilidades de criações e não desista dos seus sonhos. Esse é o start para uma história de muito protagonismo para uma empreendedora que quer conquistar o mundo!’’, diz.
Marília Lima, diretora de Marketing da Entera
Durante a pandemia, a Entera trouxe ao Brasil, com uma proposta de oferecer resultados estéticos naturais, o equipamento de ultrassom microfocado Liftera e, no final de 2022, a radiofrequência Futera. Os novos instrumentos foram responsáveis por construir o novo branding e posicionamento da marca brasileira, com foco na valorização da medicina e na busca pela evolução e transformação do mercado de beleza e saúde da pele, a partir das melhores inovações tecnológicas do setor.
“Minha carreira é marcada por uma forte vivência internacional, com experiência profissional em Londres, Chile e a mais recente na Alemanha, atuando como gerente global de marketing na área de tecnologias para a saúde de uma multinacional alemã. Acredito que essa jornada profissional diversificada me trouxe uma visão global, uma alta capacidade de adaptabilidade e me ajudaram desde cedo a ter um comportamento

e olhar empreendedor dentro do que fazia. Por isso, a minha grande dica é: nós sempre podemos fazer a diferença independentemente da posição, empresa, país que estamos, é importante sempre buscar ser um agente de transformação, apoiando o progresso da empresa, do time e dos clientes. Nos estimular a ter um olhar criativo em tudo que fazemos. Muitas vezes olhamos para criatividade como algo grande e disruptivo, mas muitas vezes, ideias simples trazem ótimos resultados. Elas apenas precisam ter o impacto certo.”, compartilha Marilia Lima, diretora de marketing da Entera.
Agnes Crocchi, sócia fundadora do Grupo Agilità
Fundado por três amigas cariocas empreendedoras apaixonadas por moda – Agnes Crocchi, Vânia Almeida e Lucinda Aziz -, o Grupo Agilità trouxe para o mercado um novo olhar fashion com peças sofisticadas, femininas e atemporais para todos os públicos. A primeira marca, Agilità, se tornou referência nacional, representando a essência da mulher brasileira contemporânea. Já com foco em um público mais jovem, a Litt traz coleções mais casuais e versáteis, com muitas cores e estampas. Finlaizando, com uma linha mais premium, a Fabulous Agilità apresenta criações com foco em moda festa voltada para os special moments da mulher moderna.
“Não tenha medo de arriscar e sair do seu conforto! Escute o seu coração e a sua força. Assim, você irá encontrar e descobrir ainda mais do seu potencial. O caminho não é fácil, mas isso irá despertar a sua coragem e ninguém irá te impedir. Não tenha medo de demonstrar suas ideias, de lutar pelo seu espaço e por explorar o seu dom, tanto para a criatividade, quanto para o empreendedorismo. Tenha clareza de que você está indo de encontro com o melhor que pode.”, afirma Agnes Crocchi, sócia fundadora do Grupo Agilità.
Gabriela Medeiros, diretora criativa da Martha Medeiros
A marca de vestuário Martha Medeiros, que leva nome de sua fundadora, se consolidou no mercado de moda brasileiro com rendas feitas à mão como a principal matéria-prima de suas criações ao longo de toda a vida da label. Hoje, em um processo de rebranding, Gabriela Medeiros, nora de Martha, assumiu a grife alagoana com uma proposta mais fresh a partir de suas linhas casuais e resort. “O segredo para empreender está muito no processo de se reinventar, entender as mudanças do mercado e, assim, seguir as tendências e novas facetas deste mundo tão volátil e dinâmico.”, compartilha Gabriela.
Kaká Grossenbacher, fundadora da Lalibela
A Lalibela, marca catarinense fundada em 2020 por Kaká Grossenbacher, surgiu com a junção de duas paixões da empresária: moda e viagem. A necessidade de transmitir e vestir a cultura dos países que visita é um dos pilares que guiam a criação de peças da

label. A empresa promete ser a nova aposta nacional, já que surgiu com toda a bagagem da indústria têxtil com mais de 30 anos de experiência da família da diretora criativa. “Minha principal dica para quem quer empreender é encontrar um diferencial para o seu produto e apostar no que você acredita, pois quando você transforma uma paixão em negócio, a probabilidade de êxito pode garantir o futuro da sua carreira.”, diz Kaká.
Nastácia Schacht, fundadora da Charth
Idealizada por Nastácia Schacht, a Charth foi fundada em 2017 de forma orgânica, com o propósito de valorizar os detalhes. Mesmo sendo advogada, Nastácia tinha uma inclinação para moda e, por sentir falta de peças que fossem estilosas, mas se adequassem do dia até a noite, começou a criar roupas para uso próprio. “Um dos nossos maiores desafios é sempre inovar dentro da nossa identidade, mantendo e preservando a nossa essência. Por isso, é importante manter-se fiel a ela para que sua imagem seja lembrada”, aconselha Nastácia Schacht.
Renata Figueiredo, fundadora da TIG
A famosa label TIG teve início na sala da casa da empresária Renata Figueiredo customizando camisetas, que hoje se transformou em um negócio de sucesso com vendas via e-commerce e em pontos importantes de São Paulo. Desde 2003, a TIG conquista seu espaço nacional e internacional com peças originais e populares no mercado. “Aprendi recentemente que resiliência é fundamental para empreender. Se algum obstáculo surgir, você precisa ser forte e resistente para levantar a cabeça e seguir em frente, encontrar novas rotas para superar os desafios e ter foco para obter o sucesso.”
Gabriela Silvarolli, Diretora de Marketing e Comercial da Corello
Fundada há mais de 50 anos, a Corello conquistou seu espaço no mercado nacional com calçados, bolsas e acessórios. Quarta geração da família à frente da label, Gabriela Silvarolli, Diretora de Marketing e Comercial, construiu um novo rebranding e posicionamento da marca sem perder a essência e originalidade, com foco na valorização e no legado criado pelo seu bisavô e avô. “Minha mãe sempre me ensinou o poder da competência e da persistência. Nunca desistir é uma dica valiosa que levo para a vida. São muitos fatores que contribuem para o sucesso de uma ideia: as vezes você vai acertar, mas as vezes não. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto, estude e se arrisque. Confie na sua intuição e na sua inteligência emocional”.

Compartilhe

Artigos Relacionados