Pelo terceiro ano consecutivo, o destino turístico Manaus está sendo apresentado pela Prefeitura de Manaus na feira World Travel Market London (WTM), em Londres, Reino Unido, que iniciou no último dia 4 e seguiu até esta quarta-feira, 6/11. Nesta edição, Manaus estava a convite da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), no estande do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
O diretor de Turismo da Manauscult, João Araújo, ressaltou a importância da promoção turística do projeto “Brazil, visit and love us”, que destaca ações como exploração de áreas em que o país é destaque internacional, como esporte, medicina e cultura, e ainda, a promoção turística de Manaus, apresentando além dos atrativos naturais e culturais, outros segmentos do turismo, como os três maiores eventos promovidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult: Passo a Paço, Boi Manaus e Réveillon de Manaus e a pesca esportiva e cruzeiros fluviais.
“Essa é a terceira participação de Manaus na WTM London, este ano a convite do Governo do Amazonas, por intermédio da Amazonastur, para divulgar Manaus para esse público que é um dos maiores emissores de turistas para o Amazonas. É mais um ganho em participações em feiras internacionais, terminando este ano com muito louvor, devido aos investimentos do prefeito Arthur Virgílio Neto para alavancar o turismo na cidade. Percebemos um aumento no interesse por novos roteiros turísticos, gastronômicos, hotelaria de selva, roteiros de selva e também, na preocupação com a preservação do meio ambiente. Estamos em um novo momento para o turismo no Brasil e é um presente para Manaus, que se sente vitoriosa em poder estar presente em feiras nacionais e internacionais”, pontuou João.
A feira, que este ano completa sua 40ª edição, apresenta vários destinos e setores da indústria turística ao público especializado de profissionais de turismo do Reino Unido e do mundo, oportunizando importante troca de experiências entre os participantes.
Outro ponto positivo para a turismo no Brasil é a liberação de vistos concedidos aos Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Japão e Austrália, que contribui na divulgação de diferentes segmentos turísticos e aumento de visitantes no país, a maioria em busca de negócios e lazer, com destaque a busca por praia e sol, ecoturismo e cultura.
Para Manaus, a dispensa do visto para turistas dos quatro países possibilitará o aumento em até três vezes mais o número de turistas que buscam a região como destino. Segundo dados da Amazonastur, em 2018, os americanos foram o maior público e correspondem a 81% dos turistas que visitaram o Estado, seguindo dos japoneses, canadenses e australianos.
WTM London
A WTM London se tornou, ao longo de seus 40 anos de história, o centro das ideias de viagens, fornecendo aos seus expositores e visitantes, o comércio global de viagens e uma visão de como será a indústria nos próximos cinco anos, compartilhando inovações e criando inúmeras oportunidades de negócios. Suas edições recebem, hoje, cerca de 5 mil expositores de 182 países e regiões e mais de 51 mil participantes.
A feira encerra o calendário oficial deste ano do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em participações internacionais.
Jéssica Rebello – Viva Manaus