Giuseppe Fugliuolo

Giuseppe Fugliuolo - Foto: Huson Barros.

Desmistificação da Urologia

O médico Giuseppe Figliuolo (CRM-AM 4692) faz questão de corrigir a falsa ideia de que urologistas somente podem atender a população masculina.

 

Vital para ambos os sexos. É como o médico urologista Giuseppe Figliuolo define a área pela qual é apaixonado e atua há mais de quinze anos. Especialista em Uro-oncologia no instituto Nacional do Câncer (INCA) 2003/2004, possui mestrado em doenças infecto contagiosas em 2011 (FMT/HVD-UEA) doutorado em saúde coletiva em 2019 (UERJ) e sócio-proprietário da Clínica UroCentro; é necessário desmistificar a ideia de que a especialidade médica está voltada apenas para os homens.

De acordo com Giuseppe, além de tratar problemas relacionados ao órgão genital masculino, o urologista é o médico responsável por zelar pelo bom funcionamento do aparelho urinário masculino e feminino. “A especialidade na área da Urologia é muito ampla. Ela envolve o cuidado com patologias que acometem ambos os sexos, em todas as faixas etárias, como câncer de próstata, pedra nos rins, fimose. Ao contrário do que muitos imaginam, atendo homens e mulheres de todas as idades”, pontua, ressaltando que a população feminina é, inclusive, mais atingida por problemas urológicos como infecção, incontinência urinária, especialmente durante a gravidez, no parto e quando chegam à menopausa.

Giuseppe Fugliuolo
Giuseppe Fugliuolo – Foto: Acervo Pessoal.

Segundo o médico – que já chegou a receber a medalha de ouro “Adriano Jorge”, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade manauara –, ter em mente a importância da Urologia para ambos os sexos é capaz de reduzir diagnósticos tardios e, consequentemente, auxiliar no tratamento precoce de diversas doenças, “Embora realmente tenha uma atuação muito forte na parte genital masculina, a Urologia é a área da Medicina que cuida do aparelho urinário tanto de homens quanto de mulheres, tanto de crianças quanto de jovens, adultos, idosos. Por isso, é preciso lembrar que as mulheres também têm aparelho urinário e podem sofrer problemas nessas áreas. Quanto mais cedo estiverem cientes disso, maior a chance de um tratamento com sucesso”, enfatiza.

Carreira

Formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1999/2001) e em Urologia no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, também da capital paulista (2001/2003), Giuseppe é um dos fundadores da Clínica UroCentro, espaço criado há dez anos, destinado à Urologia na capital amazonense.

Giuseppe Fugliuolo
Giuseppe Fugliuolo – Foto: Acervo Pessoal.

Excelência no atendimento, humanização, segurança e bem-estar dos pacientes compõem os princípios fundamentais do empreendimento, que está sempre em processo de evolução. “Hoje, somos uma equipe multiprofissional com profissionais de diversas áreas, investimentos em novas tecnologias para realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos e realização de cirurgias ambulatoriais na própria clínica”, detalha o médico urologista. De acordo com ele, o diferencial da UroCentro é o fato de ser referência no Amazonas, no Norte e até mesmo em nível nacional.“Adquirimos muita experiência nestes dez anos de funcionamento e contamos com uma excelente equipe de profissionais em todos os níveis, desde as recepcionistas até o corpo clínico médico. Há uma busca incansável pela excelência no atendimento e, sobretudo, espírito de equipe”, enfatiza.

Compartilhe

Artigos Relacionados