Dentista Jedem Mélo esclarece dúvidas sobre lentes de contato para os dentes

Com mais de 10 anos de atuação no mercado odontológico, o Dr. Jedem Mélo, é responsável por diversos serviços, que vai desde a parte clínica até a reabilitação orofacial. Nessa entrevista exclusiva para a Em Visão, o doutor nos traz um assunto em alta: As lentes de contato dental. Por trás de um sorriso harmônico existe uma boca saudável, maxilar bem encaixado, cuidados e atenção à saúde bucal no dia a dia e, além disso, cada vez mais, recursos estéticos para deixar o sorriso mais bonito. As lentes de contato dentárias são consideradas por muitos profissionais como o avanço do século na odontologia estética. Acompanhe a entrevista.

O que é lente de contato para os dentes?

As lentes de contato dentais têm sido cada vez mais procuradas pelos pacientes nos consultórios, já sendo a técnica preferida dos famosos. O procedimento é feito por um profissional especializado e consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana sobre os dentes que podem alterar cor, formato, tamanho, e/ou comprimento dos dentes normais.

Como é feito o procedimento?

Na consulta inicial é feito um protocolo fotográfico e uma análise facial e dentária do cliente. A partir daí, planejamos o tamanho, formato e cor dos novos dentes, de acordo com a queixa principal e necessidade estética do paciente.

“Em seguida, preparamos os dentes que receberão o tratamento e moldamos. A moldagem é enviada ao laboratório, junto com o enceramento que utilizamos para fazer o mockup (o enceramento e o mockup são as provas do tratamento, de como vai ficar). Assim, o laboratório irá realizar as porcelanas dente por dente de acordo com o que planejamos junto ao paciente”. 

Existem restrições após a técnica?

Quem opta por lentes de contato dentais deve ter em mente que alguns hábitos precisam ser revistos. Fumar é contraindicado, é imprescindível a necessidade de evitar morder objetos muito duros, roer unhas, mascar chiclete, usar os dentes para romper lacres ou abrir garrafas.

Como é feita a manutenção?

A boa higienização oral é mais do que obrigatória durante qualquer tratamento. E claro, as visitas periódicas ao dentista não devem acabar depois da colocação das lentes. É bom redobrar os cuidados em pacientes com hábitos parafuncionais, como o bruxismo, com o uso de um dispositivo de proteção dos dentes, como as placas de relaxamento ou aplicação da toxina botulínica.

Lentes de contato dental e facetas de porcelana são a mesma coisa?

As facetas e as lentes de contato são feitas em porcelana e indicadas para serem coladas sobre os dentes. O que diferencia uma da outra é a necessidade de desgaste dental e a espessura. As facetas requerem maior desgaste dos dentes, sendo indicada para dentes que possuem múltiplas restaurações ou que a cor esteja muito alterada, escurecida. “Já as lentes de contato o preparo é mínimo e, às vezes, nem requerem nenhum preparo e são extremamente finas, chegando a ter 0,2 mm, mais fina que uma unha”.

Antes da lente ser aplicada é feita uma simulação?

Antes de finalizarmos o tratamento fazemos um mockup, que seria uma “maquete” do novo sorriso. Desse modo o cliente consegue ver como irá ficar o seu sorriso futuro. Nessa fase, o cliente pode alterar o que achar necessário, tamanho, comprimento dos dentes.

O tratamento com as lentes de contato dental é demorado?

O tempo de tratamento depende muito da aprovação inicial do sorriso. A partir da definição do novo sorriso, em aproximadamente 2 consultas conseguimos finalizar o caso.

Mito ou verdade

A técnica é irreversível?

Mito. Como o desgaste é mínimo, e isso quando há desgaste. Caso, futuramente o cliente decida não querer mais, elas podem ser removidas. 

Posso colocar as lentes de contato com os dentes amarelados?

Mito. Nesse tipo de caso indicamos que sejam realizadas facetas dentais, pois elas são um pouco mais grossas, evitando assim que a cor dos dentes seja refletida nas porcelanas. 

Tenho bruxismo. As lentes de contato não são compatíveis?

Verdade. Em cliente que tem bruxismo, não é indicado a realização do procedimento. Isso porque mesmo as lentes sendo feitas em material resistente, quando o cliente tem bruxismo ou não tem uma mordida balanceada, pode ocorrer a fratura das lentes. 

Existem restrições de comidas e bebidas após colocar as lentes de contato?

Mito. Por serem feitas em porcelana, as lentes não sofrem alteração de cor. 

Lentes de contato exigem cuidados especiais?

Verdade. O cuidado com a higiene deve ser redobrado, não é indicado mastigar coisas muito duras, como tampas de caneta, roer unhas, dentre outros.

As lentes de contato dental podem ter duração de até 10 anos?

Há relatos nas pesquisas que afirmam que a duração é de até 20 anos. O tempo é muito relativo já que depende de alguns fatores que variam de paciente para paciente. Ou seja, não adianta investir na técnica e deixar de lado uma higienização oral adequada e seguir com hábitos ruins. Essas atitudes podem diminuir o tempo útil da lente, porque apesar de serem feitas com material resistente, a cooperação do paciente é imprescindível.

Onde encontrar:

Tel. (92)99466-1663/3304-6662. 

Facebook “Clínica Orto&Implante”

Instagram @ortoeimplante.

Artigos Relacionados