Gestora da Expeditors em Manaus, Xara Omena se consagra como executiva de sucesso, completando 20 anos como exemplo de liderança.
Decisiva, consistente, empática e capaz de inspirar todos ao seu redor, Xara Omena é exemplo de liderança. A executiva amazonense completa vinte anos de uma trajetória de sucesso, fazendo a diferença como gestora da Expeditors em Manaus. Com sede em Seattle, Washington, a empresa mundial de logística conta com seis filiais no Brasil: Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e aqui na capital amazonense.
Apesar de todos os desafios – a exemplo das áreas remotas da região, da pandemia e da estiagem –, a filial registra uma trajetória de muitas conquistas, sendo responsável pelo transporte das matérias-primas que abastecem o Polo Industrial de Manaus (PIM). O serviço de logística da unidade em Manaus foi, inclusive, reconhecido pelo Prêmio de Distrito do Ano nas Américas, concorrendo com 130 filiais.
Segundo Xara, para conduzir o negócio com maestria, é preciso trabalhar bastante, ter muito comprometimento, amar o que faz e estar em constante atualização. “É necessário se dedicar, estudar, estar sempre bem informado e atender seus clientes de forma excepcional. Além disso, você tem que estar dedicado ao seu time, fazer com que todos os colaboradores tenham um objetivo em comum, manter a equipe unida, engajada e atuando na mesma direção. Sempre digo pra minha equipe que ninguém é mais importante que ninguém e que cada um tem um papel muito importante pra chegarmos ao nosso objetivo final. É um relacionamento de confiança que tenho com o time que lidero”, destaca.
Com apoio do marido, Wallestein Monteiro, dos filhos e das enteadas, Xara consegue se destacar na área e aproveita para dar um conselho para quem sonha em seguir a profissão. De com ela, a área de logística é extremamente apaixonante e também muito dinâmica, já que nem um dia é igual ao outro.
“O conselho que eu dou: se for o caso de trabalhar em uma multinacional, a premissa básica é ter conhecimento da língua inglesa, conhecer novos idiomas, aprender sobre novas culturas. É necessário ter essa visão cultural diferenciada e não apenas uma visão só daqui da região. E, claro, é preciso ter uma formação relacionada, como Administração, Comércio Exterior, Economia. Além disso, é necessário ter muita dedicação, com a certeza de que a colheita será exitosa, porque é uma área apaixonante”.
ONDE ENCONTRAR: