Por Géssica Rocha.
Problemas emocionais podem assumir várias formas: depressão, distúrbio alimentar, álcool em excesso ou produtos psicotrópicos ilícitos, automutilação, pensamentos suicidas e outros. Seja qual for a forma, é uma emergência psicológica que pode ser fatal e que necessita de cuidados.
Não existe uma fonte única, cada caso terá sua origem, é possível que em alguns casos tenham como origem vivências do passado que deixaram marcas, traumas ou situações mal resolvidas.
O que pode causar problemas emocionais?
O desequilíbrio emocional não é responsável apenas por causar sintomas mentais e sentimentais, ele pode causar diversos problemas físicos, tais como: fortes dores musculares, dores de cabeça, gastrite, estresse e até mesmo depressão.
O que determina a personalidade?
Nossa personalidade é o resultado da influência de três fatores: Genética, ambiente, e você mesmo.
Genética: Há evidências de que boa parte de nosso comportamento é determinado geneticamente. Gêmeos idênticos criados separados, por exemplo, quando um sofre de depressão há grande probabilidade do outro também sofrer. Filhos de pais depressivos podem ter mais chance de ser depressivo etc.
Ambiente: Aqui entra a influência dos pais e de todas as pessoas com quem convivemos. Tudo o que eles ensinaram de forma intencional ou não, falando ou demonstrando, vai formando a sua personalidade. Mas não só os pais, tudo o que você vive na primeira infância, principalmente, é muito importante para a formação da sua personalidade, então professores, tios, colegas, todos tem importância.
E por fim você mesmo: Por mais que tenha vivido desta ou daquela forma, podemos ter certa independência, ou seja, as suas conclusões, interpretações, percepções são individuais e diferentes das pessoas ao redor.
Quais são os sinais de um distúrbio emocional?
Os sintomas dos problemas emocionais não devem ser confundidos com os da depressão. No entanto, uma mudança repentina no comportamento de uma pessoa é o primeiro sinal visível de sofrimento emocional. Essas mudanças nas emoções podem assumir diferentes formas:
• negligência com a higiene pessoal
• mudanças radicais e deterioração dos hábitos de sono
• ganho (ou perda) repentino de peso
• mudanças inexplicáveis no humor
• maior irritabilidade,
• acessos de raiva, ansiedade ou tristeza
Os principais sintomas de problemas emocionais:
1. Preocupação em excesso
2. Pensamento obsessivo
3. Sempre alerta e em perigo
4. Nervosismo
5. Preocupações com tragédias futuras
6. Medos irracionais
7. Alterações de sono
Os problemas emocionais mais comuns atualmente:
Negação emocional. Descontrole emocional. Desconexão emocional. Conflito entre emoções contraditórias
Tratamentos:
➢ Psicoterapia Individual
➢ Psicoterapia Grupal
➢ Auxilio de medicação em casos extremos
Nelas serão trabalhadas técnicas para:
➢ Mantenha o equilíbrio emocional
➢ Falar sobre o que pensa e sente
➢ Exercícios físicos
➢ Técnicas de respiração
➢ Manter-se no presente e amar a sua vida
➢ Dentre outras orientações