No dia 11/03 de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que estamos diante de uma pandemia denominada (COVID-19) causada pelo novo Coronavírus SARS CoV-2 é que causa infecção respiratória de gravidade variável ( tanto pode ser grave ou com poucos sintomas ) 

Essa situação tem causado muita preocupação as gestantes. Mas até o momento segundo os estudos chineses, as gestantes não parecem ter maior risco de adquirir a infecção que a população geral e nem em maior gravidade caso contraiam a infecção. A grande maioria dos casos desta infecção evolui de forma leve (80 a 85%), devendo iniciar as medidas de suporte que consistem em repouso, maior ingestão de líquidos  via oral, medicação para alívio dos sintomas, conforme cada caso – e isolamento em domicílio. 

As  recomendações de acordo com as evidências científicas disponíveis até este momento para as gestantes são: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel, não compartilhar objetos pessoais, manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações. Continuar o pré-natal normalmente, pois o pré-natal não deve ser interrompido. 

Se você estiver gripada, NÃO VÁ ao consultório sem ligar previamente para o profissional de saúde que lhe atende, ele lhe orientará se precisa ir na emergência ou não.

Em caso de sinais de alerta: febre persistente, queda do estado geral, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos) ou sinais respiratórios como dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispneia (falta de ar). Ir imediatamente a emergência.

Há alguma consequência da infecção do corona vírus na gestação?

Sim. A gestante com corona vírus pode desenvolver a chamada restrição do crescimento fetal que é a quando o feto não consegue se desenvolver e isso pode ser grave e antecipar o parto.

A mãe com corona vírus pode amamentar?

 Sim a infeção não contra-indica a amamentação.

Onde encontrar:

Instagram : @draelisakamy

Fone: 092- 99500-7567

Por Dra Elis Akamy
Ginecologia e Obstetrícia