Construtora aposta em Lean Construction em busca de maior eficiência, qualidade e segurança aos operários

Até o final do ano, quase a totalidade das obras da companhia serão executadas dentro dessa filosofia, que racionaliza os processos construtivos, reduzindo desperdícios de tempo e material. Goiânia lidera a adoção da linha no Brasil

A tecnologia e a utilização de processos mais eficientes têm contribuído para o aumento da agilidade e segurança na construção civil. A construtora MRV, empresa do grupo MRV&CO, investe em soluções tecnológicas em busca de eficiência e melhores resultados operacionais. O objetivo para este ano é aprimorar a linha de produção, agregando mais qualidade aos métodos construtivos e segurança aos operários.

Para tanto, a companhia expande a aplicação da filosofia Lean Construction (Construção Enxuta) em seus canteiros de obras. Até o final deste ano, quase a totalidade de seus empreendimentos serão concebidos a partir dessa filosofia, que racionaliza os processos construtivos de modo a evitar desperdícios, como o retrabalho, a superprodução, o estoque, movimentações desnecessárias, esperas, transportes e processos que não agregam valor. Além disso, a MRV tem como objetivo formar sua equipe com a visão da produção enxuta para solidificar esse modelo de produção.

Goiás é um dos estados que mais se destacam com a adoção dessa linha de produção de apartamentos no País. De acordo com o gestor de obras da MRV, Felipe Motta, a filosofia Lean Construction não se faz em ambientes onde não há segurança. Ainda, permite uma melhor garantia de custos porque o serviço flui com mais qualidade e diminui o desperdício de materiais e de tempo. “Desta maneira, a construtora mira na sustentabilidade de seus empreendimentos, com foco na elevação do nível de eficiência e produtividade das operações, redução de prazos, melhor qualidade das moradias entregues e, também, do ambiente de trabalho em que os operários atuam”, destaca Felipe.

O método se baseia em reuniões diárias, de curto prazo, que buscam revisar todas as atividades desenvolvidas no canteiro de obras no dia anterior. “Utiliza-se um modelo de chek-in e check-out, que permite visualizar o que foi feito e o que ainda falta ser feito em cada apartamento. Dessa forma, fica mais fácil entender o que pode ser melhorado a cada dia”, detalha Motta.

Também são feitas reuniões de médio prazo, com duração de até três horas, que buscam antecipar as ações que devem ser feitas durante a semana. “Todas as reuniões são feitas sendo orientadas por uma reunião de longo prazo, que busca fazer uma avaliação geral para identificar as ações positivas e as que devem ser melhoradas e aperfeiçoadas”, explica Felipe.

Linha Verde

De acordo com o Gestor de obras da MRV, Antonio Caio Mendes Ribeiro, a construtora já conta com mais de  90 obras sendo executadas dentro desse novo conceito, batizado de ‘Linha Verde’, em todo país. “Um dos princípios fundamentais do Lean Construction é focar nas atividades que geram valor ao cliente, com isso eliminamos muitos desperdícios, muitos movimentos desnecessários, diversas atividades intermediárias, aplicando também uma maior estabilidade e promovendo uma cadência dos serviços. Por consequência, conseguimos manter as equipes com foco, resultando em ganhos em qualidade, prazo, e diminuindo ainda o turnover de equipes”, destaca Antonio Caio.

Em Goiás, dois residenciais já foram entregues com a aplicação da Linha Verde desde o início das obras. Atualmente, sete empreendimentos estão sendo construídos de acordo com os princípios do lean construction. Segundo o gestor de obras da MRV, esse processo contribui para aumentar a assertividade no trabalho. “Problemas que eram descobertos após um mês e que demandariam um retrabalho, agora são descobertos em apenas um dia. Esse avanço se dá diante do princípio da transparência do processo, já que todos entendem que os acertos e os erros devem ser apresentados em reunião para que possamos avançar com o empreendimento”, detalha Antônio Caio.

Sobre a MRV

Com mais de quatro décadas de mercado, a MRV acumula um histórico robusto de inovações para proporcionar experiências diferenciadas para seus clientes, se posicionando na vanguarda da indústria nacional. A empresa é a primeira Construtech de grande porte do mercado brasileiro. Seu processo de transformação digital vem consolidando a companhia na chamada indústria 4.0. Com foco principal no cliente, todo o investimento em inovação tem como finalidade proporcionar uma experiência diferenciada para esse público que conta com uma base de mais de 500 mil famílias. A MRV é profunda conhecedora de seus consumidores, seus hábitos de consumo e saúde financeira destas milhares de pessoas. Com foco na evolução constante de seus processos, a MRV é a primeira empresa de seu setor a desenvolver e colocar em funcionamento uma plataforma de vendas, que possibilita seus clientes realizarem todo o processo de compra de um imóvel digitalmente.

Compartilhe

Artigos Relacionados