Conheça a advogada Laura Lucas que concorre à vaga do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Amazonas
Advogada, mestre em Função Social do Direito, especialista em Direito Público e professora universitária, Laura Maria Santiago Lucas é uma voz ativa na defesa dos direitos humanos, da igualdade de gênero e da justiça social, com forte atuação acadêmica e prática jurídica nacional e internacional.
Atualmente, Laura concorre a uma vaga no Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), processo que vai definir o novo desembargador ou desembargadora após a aposentadoria do magistrado Jorge Chalub. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) abrirá o prazo de eleição nos próximos meses, quando será definida a lista sêxtupla de advogados, observando critérios de paridade de gênero. Os nomes mais votados serão encaminhados ao tribunal, que escolherá três dos candidatos para envio ao governador Wilson Lima, responsável pela nomeação final.
Secretária-geral da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica no Amazonas (ABMCJ/AM), Laura participou, em março deste ano, do Global Forum of Women in Law, realizado na Universidade de Missouri. No evento, que celebrou o Dia Internacional da Mulher e foi promovido por uma parceria da Universidade do Missouri com o Newman Institute, ministrou palestra sobre “Gênero e Poder”. O fórum promoveu trocas de experiências entre mulheres inspiradoras e deu início à elaboração da Carta de Cape Girardeau, com metas para reduzir a desigualdade de gênero nos tribunais brasileiros.
Autora do livro Sustentabilidade de Gênero (Lumen Juris, 2024), que conecta os princípios ESG à inclusão feminina no mercado de trabalho, e coautora da obra coletiva As Especificidades Jurídicas da Região Amazônica (Tirant, 2025), com capítulo dedicado à mortalidade materna no Amazonas, Lucas traz à tona a reflexão sobre os desafios sociais e geográficos da nossa região.
Reconhecida pela promoção do protagonismo feminino nos espaços de poder, organizou em 2025 o evento “Cine Mulher – Roteiro Eu Me Dirijo”, que reuniu expoentes jurídicas amazonenses para debater a liderança das mulheres no Direito. Participou também como palestrante em debates sobre assédio no ambiente de trabalho e saúde mental, sempre com abordagem técnica e humanizada.
Mais uma vez em âmbito internacional, marcou presença na II Summer School de Ecologia Integral, na Itália, evento que discutiu cidadania e transformação social, destacando a importância da Amazônia no cenário global, além de orientar projetos acadêmicos que conectam justiça e desenvolvimento sustentável.
Com sólida atuação como advogada, professora, pesquisadora e liderança institucional, Dra. Laura Lucas reúne trajetória acadêmica, experiência profissional, engajamento social que a credenciam como um nome relevante e que atende aos requisitos para assumir com maestria a vaga disponível no TJAM.