Por Shyrllene Soares – Psicóloga com ênfase DBT
Sabemos que o mundo migrou para atividades no modelo on-line, opção encontrada para não pararmos, não perdermos o ano nos ciclos escolares.
Essa foi a opção encontrada para continuar diante dos desafios impostos pela necessidade de isolamento, mas não podemos deixar de enfatizar que essa prática é muito nova para a grande maioria, principalmente para as crianças.
O que pensar? O que fazer? como ajudar os filhos nesse momento ?
Antes de tudo devemos mencionar a intensidade das emoções vividas nesse momento pelos pais e filhos. Os pais tiveram que continuar suas atividades profissionais, encontrarem formas de desenvolverem seus trabalhos de forma adaptada, em algumas casas sem o suporte dos funcionários da casa, pois alguns funcionários domésticos tiveram que parar suas atividades pelo risco de contaminação nos transportes públicos e pelo fato de terem contato com outras pessoas ao ir e vir de suas casas para o trabalho.
Então o resultado dessa equação foi: pais que tiveram que se reinventarem em suas atividades profissionais, assumirem atividades domésticas, assumirem o apoio pedagógico das atividades dos filhos e ainda cuidarem da própria saúde mental e do bem estar emocional dos filhos.
E para as crianças? Como ficou o cenário?
Passaram a ter horas em frente ao computador com aulas on-line, quando desligam o computador um montão de tarefas para fazer e com todo o seu ambiente de casa ali na sua frente, tv, jogos, pais e irmãos em casa mesmo que ocupados, passaram a sentir falta do contato com amigos, do sair de casa para ir ao shopping. Nossa quantas mudanças.
Missão fácil? Nem um pouco!
Então Vamos lá, o que dizer para os pais para auxiliar nesse momento:
O primeiro passo é a decisão de serem leves nesse momento!
Os pais precisam entender que estão fazendo o melhor que podem, da melhor forma que conseguem.
Nesse momento as coisas vão ser feitas e talvez longe de serem perfeitas, e tá tudo bem.
Todos precisam entender como um momento passageiro!
Entender que a rotina tem alterações necessárias para o momento, e que os pais precisam de calma e leveza para que as crianças fiquem bem emocionalmente, afinal de contas, os pais são os comandantes do barco e precisam passar tranquilidade para todos.
Então vou deixar aqui sugestões para a leveza e autorregulação emocional dos pais e filhos:
1) Os pais precisam trabalhar aceitação do momento.
presente e ensinar os filhos a fazerem o mesmo.
2) Os pais precisam se organizarem dentro de suas atividades e fazerem um revezamento entre os dois para auxiliar as crianças nas atividades pedagógicas.
3) Os pais podem criar junto com os filhos um painel para visualização da nova rotina estabelecida.
4) Os pais precisam se sair da postura julgadora, não se julgarem por não tá saindo tudo certinho.
5) Os pais devem focar na gratidão e ensinar essa prática diária para os filhos, todos focando em bons pensamentos para se sentirem leves, enquanto tudo volta ao normal
Onde encontrar:
instagram: @shyrllene_soares