Celebrar a vida, mesmo em tempos desafiadores como o que vivemos, é quase um dever. É questão mesmo de gratidão por estarmos vivos e superando os desafios. Por isso, separamos três lugares para comer e beber com estilo na cidade do Porto, em Portugal, e comemorar a felicidade de existirmos neste planeta. Anote tudo, porque todos funcionam o ano inteiro e não apenas na temporada de verão. Salut!
BEHER
Tudo bem que Portugal tem muitos presuntos e enchidos deliciosos, mas a Espanha segue sendo o país mais famoso pelos presuntos, que conhecemos como presunto cru. E para unir o útil ao agradável, é possível ir a Portugal e provar os presuntos espanhóis. A Beher, abreviatura de Bernardo Hernández, uma das marcas de presunto mais premiadas do mundo tem um espaço que une restaurante, petiscaria e venda no balcão no bairro da Baixa, no Porto.
Conhecida por servir somente produtos artesanais de porco preto de raça pura e alimentados exclusivamente a cereais e bolotas, a loja da Beher no Porto (R. de Sá da Bandeira 589, Porto) oferece sanduíches com presuntos crus, chouriço de bolota, pá ibérica, lombo ibérico de bolota e salsichão.
E para petiscar e partilhar há várias tábuas de enchidos e de queijos artesanais. Mas se preferir, há almoços completos, com pratos que levam até saladas. A carta de vinhos vai das caves portuguesas às espanholas. E o ambiente é perfeito para um happy hour com os amigos.
CHAMPANHERIA DA BAIXA
Tradicional, situada em uma esquina do bairro da Baixa, ponto da cidade que ferve nos finais de semana, a Champanheria da Baixa (Rua da Picaria, 107, Porto) é como uma entidade no Porto.
Com um requinte discreto, meia-luz e móveis clássicos e mesinhas na calçada, a casa é especializada em champanhes e petiscos que vão dos salgados aos doces.
Escolha um petisco e os garçons lhe dirão qual o melhor champanhe para harmonizar. Há das grandes marcas, como Dom Perignon e Mot e Chandon, até pró-secos espanhóis e portugueses. Se preferir pode ir de sangria para levar, devidamente engarrafada com a marca da casa. A Champanheria abre, nesta fase atual, somente a partir das 17h e vai até às 22h.
TABERNINHA DO MANEL
De frente para o rio Douro, mas em Vila Nova de Gaia, fincada entre as muitas caves de vinho do Porto, a Taberninha do Manel (Av. Diogo Leite, 308, Vila Nova de Gaia) é conhecida por sua cozinha portuguesa em pequenas porções. Há de tudo – do tradicional polvo à lagareiro até os bolinhos de bacalhau. Experimente também a tábuas e frios com compota artesanal de abóbora, harmonizadas com vinho verde ou um gim inglês com frutas vermelhas.
O lugar é perfeito para ver o vai e vem de turistas e apreciar o por do sol do outro lado do rio. Mas também serve como um bom exemplo da culinária lusitana e é possível montar um menu degustação, escolhendo das entradas até às sobremesas em potinhos de conserva.
Os pratos em cerâmica tradicional personalizados, as cadeiras de madeira rústica e as paredes de pedra fazem do restaurante e bar uma típica taberna do século 18. Eu arriscaria dizer que é dos lugares turísticos da cidade do Porto que encanta mesmo quem já mora na cidade.
Até a próxima!