Com investimento de R$ 1 milhão, plataforma que dá visibilidade a negócios criativos do Nordeste abre lojas em São Paulo e Rio

Nordestesse também expandirá sua atuação por meio da estreia de um marketplace e de um festival proprietário a partir de 2023.

NORDESTESSE, plataforma que impulsiona negócios criativos do Nordeste, fundada em 2021 pelas irmãs Daniela e Gabriela Falcão, está expandindo sua atuação. A companhia, que tem como foco a curadoria e comercialização de marcas que geram impacto positivo em suas comunidades, resgatando saberes e matérias-primas de suas regiões, acaba de inaugurar seu primeiro shop in shop no Rio de Janeiro. No início de dezembro, a marca dá um passo adiante e inaugura a Casa Nordeste, espaço que vai reunir loja de moda, design, gastronomia e artes, na região dos jardins, em São Paulo.

Além disso, a plataforma estreará, em 2023, um marketplace reunindo 50 marcas de moda e design e um festival proprietário, ampliando seus pontos de contato com o público final. Nesse conjunto de iniciativas serão investidos cerca de R$ 1 milhão.

O hub nasceu como um movimento iniciado por Daniela para conectar negócios criativos do Nordeste a potenciais compradores de outras regiões do país, com o objetivo de dar visibilidade a essas marcas. Agora, nessa nova fase, o NORDESTESSE passa a atuar como um hub criativo que fomenta a indústria criativa dos nove estados do Nordeste através de uma plataforma omnichannel, com ênfase no design autoral que resgata tradições da região e gera impacto positivo em suas comunidades.

“A curadoria do NORDESTESSE reflete a contemporaneidade, a originalidade e a sofisticação de produtos e experiências que trazem a estética e alma nordestina em seu DNA. Com as nossas lojas físicas, poderemos levar design, moda, arte e gastronomia contemporânea do Nordeste para todo o Brasil e também para mercados internacionais”, explica Daniela Falcão, fundadora do NORDESTESSE.

A plataforma atua em quatro pilares Moda, Design, Gastronomia e Artes Plásticas. Atualmente, são 103 parceiros cadastrados. Para fazer parte dessa curadoria, é necessário que a marca, chef, designer ou artista carregue no DNA os saberes ancestrais do Nordeste, mas de forma contemporânea, com apelo global. “Priorizamos na curadoria marcas e empreendimentos que gerem impacto positivo, social e ambiental, em suas comunidades”, diz.

A plataforma disponibiliza, ainda, serviços de mentoria, de branding e produto, para seus associados. Também faz a ponte com a mídia nacional e formadores de opinião, além de criar oportunidades de varejo físico, por meio de suas lojas, e também digital, com a divulgação em todos os canais do NORDESTESSE e, em alguns meses, com o marketplace também.

No Rio, o NORDESTESSE está num shop in shop dentro da Opinião, loja colaborativa em Ipanema. Em São Paulo, terá um espaço próprio de 60 metros quadrados no segundo andar da Casa Cipó, nos Jardins, com 14 marcas de moda, 4 de decoração, 1 de mobiliário e um espaço para venda de produtos de gastronomia regional, boa parte deles premiada.

Para 2024, a ideia é abrir uma Casa NORDESTESSE com sede definitiva em São Paulo, com espaço para restaurante, showroom, coworking e espaço para exposições e palestras. Também está prevista a abertura de um espaço próprio no Rio, e áreas shop in shop em multimarcas de Brasília, Curitiba, BH e Trancoso, e também em Atenas e Portugal.

Prova de que a iniciativa vem dando certo, atingindo seu propósito de ampliar a visibilidade de marcas autorais do Nordeste, é que muitas empresas cadastradas na plataforma deixaram de ser MEIs por conta do aumento no faturamento. Algumas passaram a exportar para outros países em inciativas capitaneadas pela plataforma e 18 estão dentro da loja NORDESTESSE no superapp do Magalu.

Também para 2024, a plataforma planeja criar um fundo de investimentos para financiar negócios de impacto positivo nas suas quatro áreas de atuação nos nove estados da região.
 

SOBRE O NORDESTESSE

Somos uma plataforma colaborativa que tem como missão fomentar o talento de criativos dos nove estados do Nordeste, que se destacam pelo design autoral; pelo resgate de tradições, saberes e matérias-primas da região; e pelo impacto social e ambiental que geram em suas comunidades.

Temos quatro pilares: moda, design, artes visuais e gastronomia, sempre com produtos e serviços que preservam nossos saberes ancestrais, sem jamais cair no caricato. O resultado são criações de apelo global e contemporâneo.
 

SOBRE AS SÓCIAS

Daniela Falcão é jornalista baiana e iniciou sua carreira na Folha de S. Paulo, onde passou 9 anos. Foi repórter da Sucursal Brasília especializada na cobertura de políticas públicas, correspondente em Nova York e editora-assistente do caderno Equilíbrio. Também foi subeditora da Revista de Domingo do Jornal do Brasil e diretora de redação das revistas TRIP e TPM.

Em 2005 assumiu a direção da Vogue Brasil, permanecendo no cargo por 11 anos. Em 2016, tornou-se diretora editorial dos quatro títulos da EGCN (Vogue, Casa Vogue, GQ e Glamour) e, no ano seguinte, assumiu a direção geral da editora onde permaneceu até novembro de 2020.Desde 2013 faz parte da lista dos 500 nomes mais importantes da moda mundial editada pelo BOF (Business of Fashion).

Em 2021, após um sabático de 8 meses e morando em Recife desde o início da pandemia, Daniela lançou a plataforma NORDESTESSE, que considera sua “missão de vida”.

Gabriela Falcão Vieira Ferraz do Amaral é advogada formada pela Universidade Federal da Bahia com mestrado em Direito Corporativo pela Universidade de Stanford. Com mais de 25 anos de experiência no mundo corporativo, atuou em diversas operações de M&A, private equity e mercado de capitais. Atuou também na estruturação de negócios e na criação de empresas, joint ventures, consórcios e associações, para clientes nacionais e estrangeiros. Advogou para grandes escritórios no Brasil (Matos Filhos, Pinheiro Neto) e no exterior (Bingham McCutchen), tendo, nos últimos 12 anos de sua carreira, figurado como sócia do Machado Meyer Advogados.

Atualmente morando no Canadá, Gabriela é sócia do NORDESTESSE desde junho de 2022 e será a responsável por toda a estruturação e administração do fundo de investimentos para financiar negócios de impacto positivo nas quatro áreas de atuação do NORDESTESSE.

Compartilhe

Artigos Relacionados