Loredana Kotinski

Loredana Kotinski - Foto: acervo pessoal.

Coluna Turismo

Por Loredana Kotinski.

 

Porto, a segunda cidade mais populosa de Portugal – com mais de 200 mil habitantes – e um dos principais destinos turísticos do país guarda segredos de um turismo de luxo que encanta dos olhos ao paladar. É o local ideal para quem busca opções variadas de serviços exclusivos, como jantares em palácios e passeios de iate com menu assinado por grandes chefs. Selecionamos aqui quatro experiências assim: diferentes, luxuosas e, claro, de altíssima qualidade para quem desejar experimentar um Porto diferente.

Um Hotel com História

Instalado em um edifício de 1923, na avenida dos Aliados, Centro do Porto, o cinco estrelas Maison Albar Le Monumental Palace encanta já na entrada, com sua fachada neogótica e depois os interiores nos estilos Art Nouveau e Art Déco, projetados pelo arquiteto italiano Michelangelo Soá. Com chão de mármore e lustres imponentes, a decoração reproduz o ambiente cosmopolita dos anos 30 do século passado. Cada um dos 63 quartos e 13 suítes, acessíveis por corredores, lembram as carruagens do Expresso do Oriente.
Mas é na suíte Presidencial Monumental, a mais luxuosa do hotel, com 90 metros quadrados de área, que o hóspede por ter um fim de semana como serviços à altura de reis e rainhas. A suíte possui sala privativa de refeição e kitchenet, mordomo e serviço de quarto 24 horas e acesso ao ginásio, piscina do SPA, sauna e banho turco incluídos. Para os tratamentos do spa, o primeiro da marca francesa NUXE na Península Ibérica, que tem produtos naturais e está entre as três líderes do mercado de dermocosmética na França, os preços são cobrados à parte. De massagens corporais a tratamentos faciais, os valores podem variar de 60 até 242 euros, como o Escapa Prodigiosa, que inclui face e corpo e tem duração de mais de duas horas. Já a diária para o casal, nessa suíte, pode custar 2,5 mil euros.
Para completar a experiência, o restaurante do hotel, o Le Monument, é comandado pelo chef estrelado pela Michelin, Julien Montbabut, e oferece um menu de 14 momentos, que relembram as viagens feitas pelo próprio chef pelo mundo. Todos com base na cozinha francesa, já que ele se formou na École Grégoire-Ferrandi e tem passagem pelas cozinhas
de La Grande Cascade. Reservas basta acessar www.maison-abar-hotels-le-monumental-palace.com.

Jantar em um Palácio do Século 16

O cenário não poderia ser mais inspirador: o centro histórico da romântica cidade de Amarante, a apenas 60 km do Porto, inserido no hotel cinco estrelas Casa da Calçada, um palácio barroco do século 16. Ali está o restaurante Largo do Paço, que recebeu em 2004 uma estrela no guia Michelin, com serviço impecável para apenas 10 mesas por vez, em um salão decorado com poltronas e cortinas de veludo e móveis estilo vitoriano.
As paredes e a decoração do palácio contam a história do patrimônio e os menus Destinos e Caminhos, assinados pelo chef Tiago Bonito, trazem sabores que oferecem aos clientes um olhar renovado sobre a cozinha mediterrânea e as tradições portuguesas. São dois menus degustação: o Caminhos, inspirado nas raízes familiares do chef, e o Identidade, uma homenagem à criatividade e à alta gastronomia mais atual. Além do menu a la carte, para apenas uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.
A sugestão pela experiência completa, que inicia com transfer em automóvel privado, com chofer, desde o Porto até Amarante. E, estando lá, escolher pelo menu degustação que, com harmonização de vinhos e espumantes de adegas das diferentes regiões de Portugal – do Douro ao Alentejo, passando pelo Minho – pode custar 360 euros, para duas pessoas. E o preço pode aumentar dependendo do vinho que o cliente escolher, além dos sugeridos pela casa, chegando fácil na casa dos 500 euros.
No Caminhos, por exemplo, o passeio pela história de Tiago Bonito, que tem apenas 32 anos de idade, impressiona. São quatro surpresas, como o macarons de aspargaos, recheados com pepita de porco e alface, que derretem na boca, mais uma pré-entrada com caviar, seguidos de duas entradas e só então iniciam os dois pratos principais, como a pescada de anzol, com cogumelos selvagens e salsa em espuma. E o porco ibérico, ao vinho branco, com ameijôas e batata souté. Mas esqueça os ingredientes como você costuma ver: tudo na cozinha de Tiago é surpreendente, com pratos descontruídos e recriados bem ao estilo da gastrono- mia catalã, de Ferran Adriá, e com o sabor impecável e técnicas rigorosas da cozinha francesa.
A experiência gastronômica precisa ser reservada com antecedência pelo email: [email protected].

Um Iate para Chamara de Seu

Fairline, de 74 pés
Fairline, de 74 pés – Fonte: The Grand Selection – Foto: divulgação.

Imagine você e mais nove amigos em um iate navegando pelo rio Douro, no Porto, com chef exclusivo preparando um menu harmonizado com vinhos e champanhe? Sim, isso é possível e tem preço: pode chegar, dependendo do tempo do passeio, da escolha das bebidas e dos pratos, a 7,5 mil euros ou mais.
O cliente pode escolher entre café da manhã, brunch, almoço, coquetel sunset ou jantar. Tudo em sistema taylormade – feito sob medida para cada pessoa. E terá o menu, serviço de mesa e bordo e irá se preocupar apenas em desfrutar de tudo. Quem assina o cardápio e comanda a cozinha é o chef Vitor Sobral, e pode começar, por exemplo com aperitivos de ovos de codorniz, caviar beluga e creme acidulado e entradas como carabineiros tépidos, salada de espargos brancos, anchovas e trufas. E ter com prato principal, para citar apenas um exemplo, robalo escalfado, arroz de ameijoas e línguas de bacalhau, com tomate e poejos.
Vitor Sobral é conhecido em Portugal por ser um dos maiores divulgadores da culinária portuguesa pelo mundo à fora. Além dos três restaurantes que possui em Lisboa, abriu em 2011, por exemplo, o Tasquinha da Esquina, restaurante que fica no Shopping Morumbi, em São Paulo. E em 2014 e 2016, inaugurou também em São Paulo, a Taberna da Esquina e a Padaria da Esquina, respectivamente. Em 2006, pelo seu trabalho de promoção de Portugal, recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Por isso a experiência, que é oferecida pela empresa Happy Dreams tem forte origem nos sabores de Portugal e permite ao turista o melhor de três grandes atrativos do Porto: o passeio no rio Douro, a degustação da rica gastronomia local e dos vinhos portugueses, que nessa proposta são da adega Bacalhôa. O iate da marca Fairline, de 74 pés, possui sala de estar e de jantar internas e decks coberto e ao ar livre. Tudo à disposição do cliente que tem um iate para chamar de seu.
Todos os passeios deste tipo precisam ser encomendados com antecedência pelo site: happydreamscascais.com.

Vinoterapia com Vista para o Douro

Spa Vinothérapie Caudalie
Spa Vinothérapie Caudalie – Fonte: The Yeatman Hotel – Foto: divulgação.

O Spa Vinothérapie Caudalie, está instalado no oitavo andar do hotel cinco estrelas, The Yeatman, que fica em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. E a boa notícia é que não é somente para hóspedes.
No menu de tratamentos do Spa estão, por exemplo, banhos de imersão em barris com produtos à base de ingredientes extraídos da vinha, que possui propriedades anti-oxidantes que contribuem para a beleza, para o bem-estar e para a vitalidade. A promessa do banho de barril é melhorar a circulação sanguínea e linfática através do uso de óleos essenciais drenantes e dura 25 minutos a um valor de 70 euros.
Para o rosto, o tratamento mais procurado é o Facial Caudalie Vine-Activ, que previne rugas precoces. Por meio de uma massagem relaxante com pedras de jade, são estimuladas as propriedades antioxidantes do Vine Activ, combinando polifenóis da uva, e as vitaminas E e C. A sessão tem duração de 50 minutos e custa 105 euros. Se a proposta for um dia de beleza e relaxamento no Spa o custo pode chegar a mais de 300 euros, por pessoa. Reservas no site: www.the-yeatman-hotel.com/pt/spa-porto/.

Compartilhe

Artigos Relacionados