Coleção LINA de Alexandre Birman 

Exposição de peças de Lina Bo Bardi celebra a chegada da coleção LINA de Alexandre Birman 

Na noite do ultimo dia 11 de abril, a Casa Birman, espaço em São Paulo que sedia o hub criativo da label brasileira de luxo Alexandre Birman, recebe a exposição “Traços de Lina”. A mostra celebra a vida e obra da arquiteta Ítalo Brasileira Lina Bo Bardi, fortalecendo o encontro entre moda e arquitetura, grandes pilares da marca e também do legado deixado por Lina. 

Para marcar o início da mostra, Alexandre Birman recebeu convidados como Sonia Racy, Reinaldo Lourenço, Arnaldo Danemberg, Iara Jereissati, Cris Barros, Maria Prata, Bárbara Casasola, Stephanie Ribeiro, entre outros clientes e amigos da marca para o coquetel de abertura. 

O momento também celebra a chegada da coleção LINA, cápsula da marca Alexandre Birman, trazendo as sandálias Rocking Mule, Bola Sandal e Trolley Sandal, inspiradas respectivamente nas obras icônicas da arquiteta: a Poltrona de Balanço (1948), a Cadeira Bola de Latão (1951) e o Carrinho de Chá (1948). 

Além das criações trazidas para a Casa, uma seleção de fotografias e desenhos originais também fazem parte da exposição, construindo a narrativa completa das contribuições e o legado de Lina para os universos do design, arquitetura e moda. A trajetória da arquiteta é retratada através de uma linha do tempo, na qual, símbolos icônicos da cidade de São Paulo demarcam a vida e grandes feitos da artista. 

Como destaques, são contemplados a emblemática Casa de Vidro, residência própria de Lina concluída em 1951, e celebrada até hoje como uma das construções mais icônicas do modernismo brasileiro. Já o Prédio do MASP na Avenida Paulista, projeto de maior destaque da arquiteta, faz referência a figura de Lina como uma mulher à frente de seu tempo. AconexãodeLinacomouniversodamodaérepresentadapelosímbolodoTeatro Oficina, onde a arquiteta se envolveu com a indústria têxtil, desenvolvendo figurinos para teatro. 

As peças que inspiraram os produtos estarão na casa Birman até o dia 30/04, já as fotografias e desenhos permanecerão em exposição aberta ao público por 3 meses, após o evento para convidados, mediante disponibilidade e agendamento ([email protected]), durante dias e horários de funcionamento da casa. 

Compartilhe

Artigos Relacionados

Marcas em tempos de pandemia - Fonte: Meio e Mensagem