Peça-chave para orientar as pessoas a cuidarem do corpo e evitarem lesões, o profissional de educação física completa 22 anos de profissão em 2024 e 19 anos atuando na renomada Cia Athletica
Promover a qualidade de vida das pessoas sempre foi o propósito de vida de Cleves Santana, que hoje é um dos destaques no coração da Amazônia no ramo de educação física.
Com uma carreira sólida, ele completa em 2024 nada mais nada menos que 22 anos de atuação, sempre fazendo questão de incentivar e orientar seus alunos a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável por meio da atividade física regular.
Dentre as mais de duas décadas de profissão, 19 anos foram dedicados à renomada Cia Athletica. Cleves é um dos professores mais antigos da brand fitness, que surgiu em meados de 2005 na capital amazonense, trazendo para a cidade um novo conceito de atendimento em academias e proporcionando aos colaboradores e clientes uma experiência incrível.
“Quando a academia chegou à cidade, eu participei de um processo seletivo para o cargo de professor de musculação. Felizmente, fui aprovado e agora completo 19 anos de casa. Trabalhei 13 anos como professor na sala de musculação e agora estou na gerência e como responsável técnico da Cia Athletica Manaus. Sou grato pelo fato do espaço me proporcionar, durante todo esse tempo, a oportunidade de crescimento profissional e pessoal, bem como a realização de muitos sonhos. É uma honra fazer parte dessa história”, detalha.
Segundo ele – que é graduado em Educação Física pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho – a educação física é uma área de atuação profissional que contribui com a promoção da saúde do ser humano, por isso, quem deseja construir uma trajetória semelhante à sua na área, precisa saber lidar com as pessoas e gostar do contato direto. O profissional aproveita para reforçar algumas dicas.
“É preciso ter o espírito de servir, ou seja, estar sempre disposto a ajudar e a atender a todos sem distinção, seja criança, jovem, adulto, idoso, atleta profissional ou amador, pessoa com deficiência. E o mais importante: é necessário ter amor e compromisso pelo seu trabalho”, pontua o treinador, que trabalha com treinamento de grupos especiais (cardíacos/ hipertensos/ diabéticos/obesos) e com prescrição e acompanhamento de treinos personalizados em musculação.
Presença Digital
Assim como outras profissões, a área de educação física também é bastante impactada pelo mundo digital, que pode ser uma ‘faca de dois gumes’, de acordo com Cleves: de um lado, o acesso à informação, conteúdos de saúde e estética, motivação e inspiração, oportunidade e aprendizado, promoção e divulgação profissional; mas de outro a disseminação de informações incorretas e as pressões estéticas prejudiciais.
Segundo ele, é preciso consciência e responsabilidade para fazer com que a profissão e o mundo digital trabalhem em parceria. “É sempre bom pesquisar a fonte das informações e se o conteúdo apresentado é realmente de um profissional habilitado. Somente diante desse cenário, a presença cada vez mais forte de perfis da área de Educação Física nas redes sociais pode ser vista de maneira positiva. Isso porque, quando tudo é feito de maneira ética e responsável, é possível aumentar a conscientização sobre a importância da atividade física para a saúde mental e física e, de quebra, incentivar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais ativo”.