Os responsáveis pela Terça da Serra Manaus: o casal de geriatras Sileno de Queiroz e Juliana de Araújo, a fisioterapeuta Débora Fortes (irmã de Sileno) e o marido, o empresário Jairo Moraes - Foto: Emerson Olliver.

Os responsáveis pela Terça da Serra Manaus: o casal de geriatras Sileno de Queiroz e Juliana de Araújo, a fisioterapeuta Débora Fortes (irmã de Sileno) e o marido, o empresário Jairo Moraes - Foto: Emerson Olliver.

Complexo sênior de alto padrão desembarca em Manaus

A Terça da Serra é um espaço multidisciplinar, especializado em atender a terceira idade. A inauguração será no próximo sábado, dia 23.

 

Os asilos surgiram no Brasil com o objetivo de acolher idosos com vulnerabilidade social, carentes do ponto de vista econômico e sem adequado suporte familiar. E assim, se criou um conceito negativo: locais com condições ruins de moradia e cuidado. Infelizmente, esse preconceito é também reforçado pela mídia através de notícias sobre maus tratos nestes ambientes, que muitas vezes não seguem as normas regulamentórias exigidas.

No entanto, essa visão precisa ser mudada com urgência em nossa sociedade. O envelhecimento no Brasil tem gerado uma grande demanda de novos e bons ambientes de cuidado. Parte dos idosos envelhecem de uma maneira frágil e com doenças crônicas que precisam de assistência especializada.

Somado a isso, as famílias estão menores. Hoje em dia, é mais raro encontrar aquela filha que não casa, não trabalha e está disponível para o cuidado dos pais até o final da vida. As mulheres estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho. E, com um idoso mais frágil em casa, de uma hora pra outra, as famílias se deparam diante de um grande desafio: cuidar 24 horas de um familiar querido sem nunca ter se preparado para isso. Há um esforço imenso porque, quase sempre, se trata da pessoa que você ama. Mas não é fácil. Há sobrecarga física e emocional. Quem conhece ou tem um idoso dependente em casa sabe do que estou falando.

Atualmente, as instituições de longa permanência para idosos, as ILPIs, como são chamadas atualmente, surgem como uma alternativa a mais de modelo de cuidado. Não como uma última opção. Esses ambientes são comuns na Europa e Estados Unidos há bastante tempo.

O Residencial Sênior Terça da Serra nada mais é do que uma casa para cuidar de quem sempre cuidou. Uma casa de vó, que tem o cheiro de comida gostosa na hora do almoço, no café da tarde, com detalhes que remetem lembranças boas de família. Uma casa com bastidor de clínica para oferecer o melhor cuidado para aqueles que amamos.

O Terça da Serra chega a Manaus com mais de 100 unidades no Brasil. São mais de 1000 idosos morando e com protocolos de cuidado que vem dando certo e sendo aperfeiçoados a cada dia.

Cuidadores 24horas, supervisão de enfermagem, nutricionista, médico, sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, musicoterapia, artesanato, salão de beleza e um espaço ecumênico preparado com muito carinho.

Se você tem essa necessidade em sua família, se permita nos fazer uma visita. Você irá se surpreender!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Renan Almeida do Nascimento