Mesmo para quem não é religioso, vale a pena uma visita a Catedral Metropolitana de Manaus e o seu museu, o Museu da Catedral. Mais conhecida como “Igreja da Matriz”, localizada no centro histórico de Manaus, foi erguida sobre os restos da antiga Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Ela foi a primeira igreja erguida após a fundação de Manaus, construída no ano de 1695 por missionários carmelitas e destruída por um incêndio em 1850. Após sua reconstrução, recebeu vários acréscimos durante os anos até atingir a dimensão atual.
Museu da Catedral
O Museu da Catedral está localizado em um salão à direita da Catedral. No acervo, o que mais chama a atenção são as peças do altar da missa campal, celebrada pelo Papa João Paulo II, durante a sua visita a Manaus, em 1980. No salão, a equipe de arqueologia deixou a mostra algumas escavações de antigas estruturas que ficavam abaixo do piso.
No acervo também há uma curiosa carta, encontrada dentro de uma garrafa durante a restauração da igreja e escrita por um dos operários que trabalhou na construção da igreja em 1877. Por motivos de conservação, a carta original está sob a guarda do Departamento de Patrimônio Histórico da SEC, porém na exposição tem uma cópia fotográfica e ao lado, o conteúdo da carta. Ficou curioso para ler o que está escrito? Clique na imagem abaixo e descubra ; )
Praça Oswaldo Cruz, s/nº, Centro
Manaus – Amazonas
Tel: (92) 3234-7821
Site: www.catedralnsconceicao.org
Visitas: Aberto todos os dias