Cada fase uma surpresa

Conciliar a vida pessoal e ter a própria empresa está entre os planos de muitos brasileiros, porém muita responsabilidade está envolvida quando You are the Boss. Além de todas as atribuições inerentes a um empresário, muita dedicação e uma forte liderança estão entre os itens primordiais de um profissional perante o seu sucesso.

Helena Ribeiro é um exemplo desse perfil de empresária! À frente de sua empresa ela prova na prática que as mulheres vieram pra ficar no mundo dos negócios. Casada e mãe de 3 filhos, Hellena administra muito bem seu tempo para dar conta de tudo com primazia, segundo a empresária o segredo está na organização. Confira agora os conselhos que ela nos compartilhou sobre carreira, sucesso e vida pessoal:

Compartilhe um pouco sobre a sua experiência em sua empresa?

Como acontece em toda empresa, no início não foi muito fácil. Existe sempre aquela fase de adaptação, de aprendizado, a fase inicial e comigo não foi diferente. A empresa já passou por diversas situações, umas boas outras nem tanto, mas cada uma delas contribuiu com minha experiência profissional, me tornando o que sou hoje. Claro também que a cada novo dia, há um novo aprendizado e as experiências vão se renovando, Tenho aprendido diariamente.

Como foi o trajeto para chegar ao seu atual posto de diretora? Quais foram às etapas?

Como foi dito na questão anterior o inicio sempre é um tanto complicado. O caminho foi árduo, mas com o tempo vem à experiência e os resultados começam a melhorar. Posso dizer que passei por todas as etapas necessárias para chegar onde estou hoje, e isso inclui as dificuldades, descobertas, tropeços e acertos.

Como é seu dia a dia como empresária?

Não vou dizer que todos os dias é aquela correria, existem dias em que realmente fica um tanto complicado eu conseguir dar conta de todas as responsabilidades. Aparecem problemas de todos os lados e situações a resolver. Mas também tem aqueles dias que são até um pouco tranquilos, apesar de não serem assim tão frequentes.

Você é mãe, esposa, administradora, como concilia tudo isso?

Não dá para negar que muitas vezes é bem complicado. Mas para tudo há tempo, e a partir do momento que você aprende a organizar-se, tudo se torna bem mais fácil e prazeroso de se fazer. Há tempo para o trabalho, para a família e para si mesmo também! O segredo está na Organização.

Como empresária, qual é o seu maior desafio?

Meu maior desafio como empresária é fazer com que o negócio não pare de funcionar nunca. Sabemos que todos os dias há algo novo surgindo e que o mercado não para de se renovar, os que não são capazes de acompanhar esse ritmo, infelizmente nem sempre conseguem fazer o negócio ir adiante. Este é um grande desafio, manter o ritmo da empresa em sincronia com o mercado como um todo.

Como avalia o papel da mulher na sociedade contemporânea?

A mulher atualmente é, sem duvida alguma, um item importantíssimo na sociedade. A começar pelo fato de que o numero de mulheres é mundialmente superior ao numero de homens e existem várias áreas hoje em dia, em que as mulheres são claramente mais eficazes que homens, tal como a área psicológica, infantil, pedagógica, dentre várias outras. Mas um dos fatores mais importantes é de que, se hoje as mulheres têm o direito de ter um emprego, de assumir a frente de um negócio, de ser independente, é porque no passado uma Mulher lutou por esses direitos e deixou seu legado para as demais de todo o mundo. Um ótimo exemplo de perseverança e garra, que serve tanto às mulheres quanto aos homens.

Tem algum sonho que ainda não conseguiu realizar?

Para ser verdadeira, meus maiores sonhos já foram alcançados, tenho uma Familía linda com saúde e tenho Deus no meu coração! Acredito que um grande sonho que ainda não realizei, mas virá com o tempo, é ver todos os meus filhos desfrutando dessa mesma benção.

Para você, o que significa ter sucesso na vida?

Além de ter saúde, Ter sucesso significa alcançar suas metas de vida, de forma digna. Sem que seja necessário “derrubar” o próximo, mas alcançar suas conquistas pessoais e profissionais com a força que vem somente de Deus.

Qual conselho daria para aquela mulher que deseja vencer na vida?

Não desista jamais, por nada. Vencer na vida é muito mais do que ”ir atrás dos seus sonhos”. Você precisa saber lidar com o fato de que nem sempre seus planos darão certo, que sempre haverão pessoas para fazer críticas construtivas (e você precisa aprender a aceita-las), mas também terão aquelas que criticam na intensão de derrubar (e você precisa aprender a mantê-las distante). E um fato que não pode ser mudado: Não existe vitória sem luta.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Andréia Arce