Cabedal de Criadores realiza II Semana de Moda do Amazonas: Amazon Fashion Venue

Cabedal de Criadores realiza II Semana de Moda do Amazonas: Amazon Fashion Venue

Durante os dias 04, 05 e 06 de Novembro, a capital amazonense recebeu um evento de moda como nunca antes visto. A segunda edição da Semana de Moda do Amazonas – Amazon Fashion Venue – reuniu designers, fotógrafos de moda, personalidades local, nacional e internacionalmente conhecidas, imprensa, bloggers e digital influencers, e tantas outras profissões ligadas ao mundo fashion com o intuito de apreciar, difundir e celebrar o resultado de meses de pesquisa capitaneado pela associação de estilistas e produtores de moda, o grupo Cabedal de Criadores, atuante no segmento desde 2014.

A fim de quebrar paradigmas culturais sobre a identidade amazônica, os desfiles de 5 marcas originalmente regionais propuseram um novo olhar acerca da sustentabilidade, o que é luxo, o celeiro criativo com fontes inesgotáveis de inspiração e matéria-prima que o norte do Brasil é, a capacidade de usar tecnologia sem perder a identidade regional e, provavelmente o aspecto mais discutido durante todo o evento, o uso dessa identidade sem clichês artesanais.

Com o tema “Da Semente ao Luxo”, o AFV2016 deixou convidados e visitantes da sede da Fundação Amazonas Sustentável curiosos sobre como o valor agregado da moda produzida no Amazonas seria ressignificado, e não demorou para que esse conceito fosse compreendido e aplaudido. Coleções como as do designer e professor de moda Washington Filho, designer e fundadora do Cabedal de Criadores, Rita Prossi e o duo criativo da marca de moda praia de rios Chillique, Mateus Carneiro e Pedro Castro deixaram clara a mensagem de que o potencial criativo e produtivo da nossa moda está pronta para atingir notoriedade fora do âmbito regional, com destaques para peças de roupa tingidas à mão com tintura orgânica, roupas de banho com estampas inspiradas na mitologia amazônica e o sucesso absoluto das bolsas disco (que foram todas vendidas poucos minutos depois do desfile).

De forma democrática e acessível, apesar de haver convidados especiais e presenças VIP nas fileiras da plateia, alguns desfiles tiveram acesso liberado ao público. Essa foi uma das formas que o organizador do evento, cerimonialista Raphael Galvão, encontrou de levar a moda para mais perto das pessoas, independente da posição social. Com uma passarela disposta em formato de “U”, todos os assentos davam visão privilegiada aos espectadores,

Na geração marcada pela gigantesca influência de formadores de opinião nas redes sociais, a presença de bloggers e youtubers seria imprescindível. Para André Barbosa, assessor de comunicação do Cabedal de Criadores, utilizar a voz dos influenciadores digitais para atingir o maior número de pessoas e trazer questionamento sobre a moda local foi o principal meio de acessibilizar tanta informação de forma instantânea, produzir conteúdo relevante mesmo após o término dos três dias de evento e quebra de preconceitos no público jovem. A hashtag #AFV2016 difundida pelas blogueiras de moda embaixadoras do evento e aderidas pelos seus seguidores mostra números surpreendentes de acessos, comentários e compartilhamentos e, mesmo depois do encerramento dos três dias mais fashion da cidade.

Nomes de peso e habitués das semanas de moda brasileiras como Carol Heinrichs, Lu Cordeiro, Luana Melo, Rayssa Gadelha, Raphaela Moura e Suelen Lima formaram o time de embaixadoras oficiais da segunda Semana de Moda do Amazonas. Juntas, elas tiveram a missão de aproximar seu público aos desfiles, bastidores e detalhes exclusivos, cada uma com sua linguagem através de plataformas altamente interativas.

Passaram pelo Amazon Fashion Venue personalidades como a cantora amazonense Eliana Printes, que atualmente reside no Rio de Janeiro, o renomado designer Walério Araújo que desenvolveu peças para o desfile do estilista paraense Walther Vianna, o atual Mister Amazonas Tur, Lucas Saunier, Guilherme Pacheco (Mister Iranduba 2016) , Luma Litaiff e Tayana Maia (Finalista e  Miss Mundo Amazonas 2016 respectivamente), Julieta Câmara (apresentadora de TV, que desfilou para Adidas no segundo dia), Jéssica Monteiro (apresentadora do programa Zappeando, que desfilou para o ateliê Crie e Recrie), a colunista e apresentadora Mazé Mourão, alguns dos atletas da seleção amazonense de Crossfit (também desfilando para Adidas), a Mini Miss Brasil World 2016, Duda Braga, entre outros.

Para Carllen Xavier e Paula Avelino Monteconrado (presidente e vice-presidente do Cabedal de Criadores), as expectativas foram superadas. Há tempos o ramo de moda estava precisando de um momento apoteótico que valorizasse o trabalho local e gerasse uma rede de business. A perspectiva para a III Semana de Moda é das melhores, visto os resultados que não param de frutificar. Segundo a diretoria, um edital será lançado em Fevereiro de 2017 para seleção de marcas e designers interessados em participar do evento e ampliar sua atuação no mercado.

Para mais informações, entre em contato pelo cabedaldecriadores@gmail.com, siga os perfis do Cabedal de Criadores no Facebook e Instagram (contas homônimas) e para ver conteúdo online sobre a II Semana de Moda do Amazonas, pesquise #AFV2016.

Veja as fotos
8b88583b-12e7-4696-a1ef-4c6c25c2442a
9d894e2c-5bad-4116-af47-69105118dedc
436f3c77-6a03-4487-8084-e2ef194e6ef8
c3d69a1b-1384-43fc-b934-fbae49db8798
df94a6dc-85ff-4b5e-94ad-0d79db0f0752
dsc_0682
e0ab11d8-a4be-4283-aab7-4253845c368c
f1e8ce26-3d13-4129-b1a4-f3b6e4c65d24
fc65f2aa-aec0-4298-8b84-0cc4669359b1

Texto:

André Barbosa – Jornalista de Moda

Fotos:

Laryssa Gaynett (Backstage)

Diego Peres (Desfiles)

Artigos Relacionados