BrLab entrega prêmio inédito em programa

do Festival de Cinema de Locarno destinado à projetos da América Latina e Caribe

Rafael Sampaio, diretor do BrLab, laboratório internacional de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil, entregou nesta terça-feira (9 de agosto) um prêmio no Festival Internacional de Cinema de Locarno, dentro do prestigioso Open Doors, secção profissional dedicada a projetos e profissionais que cujo foco d programação nos próximos três anos será no cinema latino-americano e caribenho. O prêmio foi entregue ao projeto Kokue de Miguel Aguero, coprodução Paraguai e Chile escolhida dentre outros dezessete que participaram. O prêmio consiste na seleção do projeto e no oferecimento de bolsas de estudo para que os representantes do projeto participem da 12ª edição do BrLab, que acontece em novembro, na cidade de São Paulo.

Kokue contará a história de uma cidade remota no Paraguai devastada pelas plantações de soja e agrotóxicos, onde Leonardo tenta convencer sua avó a vender a casa e se mudar para a Argentina. Teodolina, por sua vez, resiste à ideia, pois não quer abandonar suas terras, sua cultura, o túmulo do marido e nem sua função de curandeira. A direção é de Miguel Agüero e a produção é de Cynthia García Calvo.  

Ao longo de seus 20 anos de existência, o programa Open Doors tem premiado e destacado cineastas e profissionais da indústria audiovisual onde a realização de cinema independente é desafiadora, construindo pontes e estimulando o networking para colaboração em diferentes países, regiões e continentes. Pelas próximas 3 edições, o Open Doors terá como foco a região da América Latina e do Caribe.

Essa colaboração entre BrLab e Open Doors é uma  novidade; embora dentre os projetos selecionados nesta edição do Open Doors estava uma coprodução entre Venezuela, Chile e França chamada Muchachos bañándose en el lago, que no ano passado esteve na 11ª edição do BrLab. Rafael Sampaio reforça que a trajetória por laboratórios e programas de desenvolvimento são, hoje, parte essencial do fortalecimento dos filmes, dos profissionais e, portanto, da indústria cinematográfica da América Latina e do mundo. Por isso, ele ressalta, é tão relevante quando programas como o Open Doors focam seus esforços em nosso continente e formam parcerias como esta que possibilitou o prêmio do BrLab.

O 75º Festival Internacional de Cinema de Locarno aconteceu entre os dias 3 e 8 de agosto, na Suíça, enquanto o 12º BrLab acontecerá de 21 a 27 de novembro, em São Paulo.

Página do BrLab: www.brlab.com.br

Instagram: @brlab_

Twitter: @brlab_2022 

LinkedIn: linkedin.com/company/brlabbr

A edição de 2022 do BrLab só é possível graças ao patrocínio do Projeto Paradiso, da Spcine e da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo, e do Programa Ibermedia; bem como ao apoio master da Vitrine Filmes e do selo Manequim, da Globo Filmes e da Embaixada da França no Brasil. O evento também acontece em parceria com os programas Industry Academy e Open Doors do Festival de Locarno, o Ventana Sur 2022, o Torino Film Lab, o Cinéma en Développement do Festival de Toulouse, a PopUp Residency, o Eave – European Audiovisual Entrepreneurs, o ComKids, o FRAPA, a Cesnik, Quintino & Salinas/ FV Advogados e a Ponte Nórdica; também em colaboração institucional com a ABRA, a APAN, a API, a BRAVI, a Brazilian Content, o Programa Cinema do Brasil, o SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, e com apoio de divulgação da LatAm Cinema, da Imprensa Mahon e da Revista de Cinema. A realização é da Klaxon Cultura Audiovisual e a direção do evento é de Rafael Sampaio. 

Compartilhe

Artigos Relacionados