Valentina Sampaio/Reprodução Instagram

Brasileira Valentina Sampaio é a 1ª trans a posar para Sports Illustrated

A modelo de 23 anos é natural do Ceará e faz história na indústria da moda

Josie Clough, Sports Illustrated / Divulgação

A top Valentina Sampaio, de 23 anos, mais uma vez faz história e se torna a primeira modelo transexual a posar para a revista Sports Illustrated ao longo de seus 56 anos de operação. A edição semanal é uma das mais consagradas revistas esportivas dos Estados Unidos.

— Estou muito feliz e honrada por quebrar mais esta barreira e dar voz à comunidade transgênero — afirmou Valentina em comunicado para a imprensa.

A editora-chefe da publicação, MJ Day, explica que a escolha da modelo se deve à sua beleza e seu ativismo na comunidade LGBT+.

— Nosso objetivo na seleção de quem destacamos é identificar algumas das mulheres mais inspiradoras e interessantes que podemos encontrar. Estamos profundamente comovidos com o fato de Valentina estar disposta a confiar em nós. Não pensamos duas vezes em querer ampliar a voz e a mensagem dela e oferecer a ela uma plataforma para se colocar em nome de suas aspirações e da comunidade trans — garantiu.

Natural de Aquiraz, uma pequena vila no Ceará, Valentina é filha de um pescador e de uma professora. Foi lançada pela agência Joy Model, a mesma de Lais Ribeiro – uma das angels brasileiras da grife Victoria’s Secret.

Josie Clough, Sports Illustrated / Divulgação

A top iniciou sua carreira no Brasil há seis anos, foi embaixadora da L’Oreal e figura de destaque da São Paulo Fashion Week em outubro de 2016, após desfilar para marcas como Água de Coco e Vitorino Campos. Foi a primeira modelo transgênero no mundo a estampar a capa da prestigiada Vogue Paris, e a primeira a se tornar estrela da grife de lingeries Victoria’s Secret.

— O caminho não foi fácil, o preconceito continua nos matando, por isso cada passo é uma grande vitória para todas nós. O Brasil é um país maravilhoso, mas ainda concentra o maior número de crimes violentos e assassinatos contra a comunidade trans em todo o mundo. Ser trans geralmente significa enfrentar portas fechadas para os corações e mentes das pessoas— concluiu ela.

Compartilhe

Artigos Relacionados