Belle Époque

Belle Époque - Foto: divulgação.

Bienvenue Belle Époque

O glamour da era da borracha é presença marcante no restaurante, que une culinária amazonense e francesa.

 

Há sete anos, o charme da ‘Paris dos Trópicos’ foi resgatado pelo restaurante “Belle Époque”, localizado na rua Acre, Conjunto Vieiralves, em Manaus. Com arquitetura e decoração inspiradas na era da borracha, o empreendimento une os sabores exóticos da gastronomia amazonense com o paladar requintado da culinária francesa.

Assim como o projeto arquitetônico, assinado pela arquiteta Mylena Bonfim, o cardápio internacional com tempero regional é o destaque do espaço, idealizado por um grupo de empresários liderados por Antonio Nelson Júnior – mais conhecido como Nelsinho.

De acordo com o proprietário, o restaurante surgiu em uma época em que a capital amazonense ainda tinha uma carência no setor de alta gastronomia. A primeira carta do “Belle Époque” foi assinada pelo Chef francês Erick Jacquin, jurado do programa “Masterchef Brasil” e apresentador do reality show “Pesadelo na Cozinha”. Ravióli de Pirarucu com Tucupi e Cassoulet de Tambaqui, além do famoso petit gateau, passaram a integrar o menu do local, que até hoje tem nesse encontro de sabores a sua principal inspiração. “O Chef Jacquin colocou uma pitada de culinária amazônica dentro de uma culinária francesa. Ficou então uma culinária franco-amazônica, pioneira, que lembra os tempos áureos da cidade, da época da borracha, quando Manaus era chamada de ‘Paris dos Trópicos’ ou de ‘Bellé Époque’, como o nome do restaurante”, ressalta.

Com a inauguração do empreendimento, uma nova era foi iniciada na gastronomia amazonense. Segundo Nelsinho, o conceito do local serviu de inspiração para muitos restaurantes da cidade. “Ter o privilégio de balizar novas tendências em Manaus nos envaidece e nos motiva a continuar tentando trazer sempre boas novidades, fazer com que as pessoas sintam que não precisam viajar para estar em um ambiente agradável e antenado nas tendências mundiais”, declara.

Hoje, o “Belle Époque” conta com um cardápio assinado e controlado pelo Chef Giovane Rene, paulista conceituado na gastronomia, que também já participou do Masterchef Brasil e foi ensinado por Eric Jacquin. “Uma coisa é certa, seja quem estiver à frente de nossa cozinha, a regra número 01 é: tem que ter uma pitada de Amazonas, de preferência da Manaus dos tempos áureos. Prezamos muito por isso”, assegura o empresário.

Alta coquetelaria

Além da alta gastronomia, o “Belle Époque” conta com bebidas que são sinônimos de sofisticação. A carta de drinques já recebeu grandes nomes do Brasil, entre eles o do premiado bartender Marcelo Serrano (vencedor do prêmio de bartender do ano pelo guia Comer & Beber da Revista Veja em 2010 e 2011, que passou por casas como Budha Bar e Brasserie des Arts, em São Paulo, e Mortons Club e Sketch, em Londres) e o do empresário e mixologista por vocação, João Paulo Warzèe (sócio-proprietário do grupo que comanda os badalados Fortunato Bar, Olívio Bar e Cauli Bar).

Nelsinho afirma que é impossível não aliar o conceito gastronômico com alta coquetelaria. “Não se abre hoje um restaurante contemporâneo sem uma boa fórmula de Moskow Mule na mesa”, pontua.

A nova carta de drinks é assinada pelo bartender Ítalo de Paula, que atua como consultor a nível nacional e já assinou cartas premiadas entre as melhores do mundo, sendo representante exclusivo do Brasil na lista 50 Best Bars, além de integrar o Top 10 da aclamada Tails of The Cocktails.

Após ter as atividades suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, o restaurante reabriu as portas em junho de 2020, seguindo todas as determinações dos órgãos de controle e saúde quanto ao distanciamento social e à higiene pessoal. Outra mudança fica por conta do horário de funcionamento, que segue os decretos governamentais. “Tudo para manter nossos clientes o mais seguros possível”, garante Nelsinho.

Apesar das restrições impostas pela pandemia, o “Belle Époque” busca sempre estar atento às novidades, com ideias bem elaboradas pela equipe de gestão. O empreendimento pretende realizar vários jantares harmonizados neste fim de ano, que prometem aguçar todos os sentidos dos consumidores.

Compartilhe

Artigos Relacionados