Beleza facial: conheça 4 tipos de olheiras e como tratá-las

Você tem olheiras? Essas manchas na pele do rosto costumam ser um grande incômodo para muitas pessoas, principalmente quando são profundas ou marcadas, com o formato aparente. Por outro lado, é possível tratar os tipos de olheira com a ajuda de procedimentos estéticos ou com dermocosméticos clareadores. Além disso, os dermatologistas garantem que conseguimos prevenir a marca escura com algumas mudanças de hábito bem simples. O DermaClub conversou com seu time de profissionais, que esclareceram todas as dúvidas sobre olheira.

O que são olheiras?

As olheiras são manchas escuras ou acastanhadas localizadas nas pálpebras, bem abaixo dos olhos. De acordo com a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, elas podem surgir através da genética ou de fatores adquiridos ao longo da vida.

Tipos de olheiras

Olheiras profundas

– Possuem coloração castanha;
– A cavidade do globo ocular é mais profunda, criando sombra;

Olheiras pigmentares

– Possuem coloração amarronzada;
– É um tipo de melasma, causado pelo acúmulo de melanina na pele fina dos olhos;
– Mais comuns em pele negra e morena;

Olheiras sanguíneas

– Têm coloração arroxeada;

Olheiras vasculares

– Cor ligeiramente azulada;
– A região costuma ficar inchada;

Causas das olheiras

– Profundas: a sua causa é genética, de acordo com a estrutura óssea.

– Bolsas de gordura: surgem com o envelhecimento da região, que ocorre flacidez do músculo que segura as bolsas de gordura.

– Flacidez: é ligado com o envelhecimento, além de maus hábitos como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, entre outras causas.

– Aumento da vascularização local: devido ao aumento da vascularização em pálpebras inferiores, os vasinhos podem ser vistos pela transparência que se dá na pele.

– Hiperpigmentação: depósito de substâncias que mancham a pele, como a melanina e a hemossiderina. Esse tipo de olheira é a mais comum que existe.

Como disfarçar as olheiras com maquiagem

– Aplique um corretivo de acordo com a tonalidade da olheira: se for lilás ou marrom, corretivo amarelo; se for azulada, precisa usar o coral; e se tiver a cor alaranjada, corrigir com o produto azul.

– Depois, aplique uma camada de corretivo que se adeque ao tom da sua pele. Não deve ser mais claro e muito menos mais escuro.

– Aplique o corretivo desenhando um triângulo invertido abaixo dos cílios inferiores, dando leves batidinhas na região para espalhar o produto.

– Em seguida, cubra todo o rosto com uma base ou protetor solar com cor.

Tipos de procedimentos para melhorar a aparência das olheiras

– Preenchimento com ácido hialurônico
– Procedimentos com laser e luz pulsada
– Peelings
– Microagulhamento

Preenchimento de olheira com ácido hialurônico


De acordo com a dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, o procedimento é um grande aliado no tratamento das olheiras, principalmente quando a causa é a perda ou reabsorção de colágeno ao redor dos olhos. “O gel de ácido hialurônico tem a função de preencher e reestabelecer a estrutura dessa região das pálpebras inferiores quando o paciente começa a perder a sustentação”, esclareceu.

Produtos e ativos mais indicados para olheiras

Usar clareadores tópicos com ativos como:

– Phe-resorcinol
– Ácido ferúlico
– Ácido kójico
– Ácido tioglicólico
– Ácido fítico
– Hidroquinona
– Vitamina K
– Vitamina C
– Retinol

Como prevenir as olheiras?

Adotando alguns hábitos saudáveis, como:

– Melhorar a qualidade do sono
– Evitar a exposição excessiva ao sol
– Amenizar o consumo de álcool e cigarro
– Reduzir o estresse
– Repor nutrientes necessários ao organismo com uma boa dieta alimentar
– Remover bem a maquiagem dos olhos

Fatores que podem agravar as olheiras

– Coçar os olhos constantemente
– Noites mal dormidas
– Envelhecimento precoce
– Exposição solar sem proteção
– Acúmulo de pigmentos da maquiagem

Mitos e verdades sobre olheiras

Olheiras são hereditárias.

Verdade. Algumas olheiras, principalmente as escuras têm caráter hereditário e são muito comuns em pacientes de pele morena, negra ou com descendência árabe e indiana. A dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, explica que há um acúmulo de melanina na região das pálpebras, o que acaba tornam as marcas mais intensas. “Além disso, a pele fina da região favorece a visibilidade de vasos sanguíneos, que, quando estão dilatados se tornam ainda mais escuras”, afirmou.

Existe cura para olheira.

Mito. Segundo a dermatologista Caroline Cilião, do Paraná, não existe um tratamento definitivo para as olheiras, mas há meios de prevenção e tratamento das causas: “Os casos e tipos de olheiras devem ser tratados individualmente”, esclareceu.

Dormir mal pode causar olheira.

Verdade. Quando dormimos, a pele também descansa. Por isso, é necessário ter 8 horas de sono diariamente para garantir a saúde cutânea, já que a falta de sono faz com aumente os níveis do hormônio cortisol no sangue, aumentando o volume dos vasos sanguíneos – que aparecem por baixo da pele fina dos olhos, deixando-a arroxeada.

Foto destaque:negocio estetica

Fonte: https://www.dermaclub.com.br

Compartilhe

Artigos Relacionados