Sócia-proprietária da Nephron Clinic, a médica nefrologista Rebecca Mubarac fala sobre os perigos das doenças renais e o papel da especialidade na qualidade de vida.
Com uma evolução assintomática, as doenças renais atingem um a cada dez brasileiros, de acordo com estimativa do Instituto Pró-Renal. A cada ano, pelo menos 21 mil habitantes do país iniciam tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal, conforme a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). A médica nefrologista Rebecca Mubarac – uma das três fundadoras da Nephron Clinic – alerta sobre a importância da prevenção dessas doenças e de uma consulta regular com um especialista.
Formada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com residência em Clínica Médica e em Nefrologia pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Rebecca pontua que as doenças renais são lesões nos rins que resultam em uma diminuição lenta e progressiva da capacidade do órgão de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. Atualmente, são reconhecidas como um problema global de saúde pública.
“Elas são perigosas e silenciosas. Quando a pessoa apresenta sintomas – como dificuldade para urinar, sangue e/ou espuma na urina, inchaço, vômitos frequentes, fadiga e perda de apetite –, muitas vezes pode estar no estágio avançado. Por isso, a importância de exames e avaliações periódicas junto a um nefrologista, especialista que se dedica ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim”, destaca.
Segundo a médica, para ajudar na prevenção, é preciso dar atenção especial ao órgão responsável pela filtragem do sangue, controle da pressão arterial e produção de hormônios, dentre outras funções, que têm funções essenciais para o bom funcionamento do organismo. Rebecca pontua que hábitos saudáveis podem fazer a diferença.
“Beba líquidos de forma regular. Evite o consumo excessivo de sal, bem como de suplementações desnecessárias e abusivas e alimentos industrializados. Prefira alimentos mais naturais. Não tome medicamentos sem orientação médica. Faça um check-up periódico”, ressalta.
Qualidade de Vida
Aliada nessa luta contra as doenças renais, Rebecca decidiu inaugurar em 2022 um consultório próprio, em parceria com suas sócias (a também nefrologista Lorena Cruz e a nutricionista Maria Rodrigues), após nove anos atuando como médica nefrologista em hospitais particulares da capital amazonense e em clínicas de diálise.
O novo espaço – localizado no bairro Nossa Senhora das Graças – conta com um atendimento personalizado e humanizado, voltado para pacientes com enfermidades renais. De acordo com a especialista, há atendimento tanto com Nefrologista quanto Nutricionista, além de bioimpedância, ultrassonografia renal, biópsia renal, implante de cateteres para hemodiálise e diálise peritoneal.
“Cuidamos de pacientes com doença renal crônica e aguda, síndrome nefrítica e nefrótica, cálculos e cistos renais, avaliação pré e pós transplante renal, entre outros. Nosso objetivo é desmistificar as doenças renais e oferecer qualidade de vida a eles”, assevera.
Onde encontrar:
Instagram: @ NEPHRONCLINIC.AM
@ DRA_REBECCAMUBARAC_NEFRO