Ana Cláudia Prieto

Ana Cláudia Prieto - Foto: Alexandre Stone.

Atentos ao coração

Especializada em Cardiologia, a Clínica AC Cor atua na prevenção, no tratamento e na reabilitação de pacientes com cardiopatias.

 

Conhecimento associado à tecnologia. É essa a proposta da Clínica AC Cor, especializada em cardiologia. De acordo com a responsável técnica, a médica Ana Cláudia Carvalho Prieto, o atendimento do espaço vai muito além de fazer consultas e exames.

Formada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com residência de Cardiologia pela mesma instituição e Clínica Médica pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Dra. Ana Cláudia fala que o principal objetivo da Clínica é promover saúde e bem-estar de forma ampla, com foco no atendimento cardiológico de qualidade.

Uma das ferramentas valiosas do local, aplicada com excelência, é a Ergoespirometria, que alia o teste ergométrico com a análise dos gases expirados durante o exercício físico. Especialista em Ergoespirometria e Reabilitação Cardiopulmonar pela Clínica de Medicina do Exercício, Clinimex, no Rio de Janeiro, Dra. Ana explica que se trata de um exame de esforço realizado na esteira ou na bicicleta.

“Dessa forma, avaliamos tanto o sistema cardiovascular quanto o respiratório e muscular. Possui amplas indicações, dentre as quais investigação de doenças e da falta de ar desencadeada pelos esforços. É indicado para indivíduos sedentários e com fatores de risco que desejam iniciar exercícios, para avaliação e liberação daqueles que já possuem doença cardíaca, de indivíduos que planejam treinar em alta intensidade ou ainda àqueles que buscam uma planilha de treinos muito mais individualizada e voltada para seus objetivos, seja para melhorar a saúde ou o desempenho físico”, especifica.

Ana Cláudia Prieto
Ana Cláudia Prieto – Foto: Alexandre Stone.

Em Movimento

A saúde é o bem mais precioso, segundo ressalta Dra. Ana Cláudia, por isso a necessidade dos cuidados a serem tomados desde cedo. “Algumas doenças, como a hipertensão arterial, podem não apresentar sintomas por muitos anos, mas isso não significa que não estejam causando danos à nossa saúde. Muitas vezes, atendo pacientes no consultório (após um infarto ou uma cirurgia cardíaca para confecção de pontes ou colocação de stents) e percebo que, se tivessem sido diagnosticados e tratados com medicamentos ou mudança do estilo de vida, provavelmente o desfecho teria sido diferente”, observa.

De acordo com a médica – que tem os pais como exemplos na profissão, realizar exercícios físicos é extremamente importante na prevenção dos problemas cardíacos, ainda mais considerando que o sedentarismo é hoje um dos principais fatores de risco para a saúde. “Está comprovada a associação entre tempo de sedentarismo e maior mortalidade cardiovascular. Estudos já demonstraram que, além do tempo total de inatividade, a forma como ela se acumula ao longo do dia pode alterar significativamente o risco de morte de uma pessoa. Então, movimentar-se a cada 30 minutos pode trazer benefícios”, detalha.

A responsável técnica da Clínica AC Cor salienta que os exercícios devem ser prescritos após avaliação médica e sempre de forma individualizada. Em relação ao tempo mínimo, Dra. Ana Cláudia afirma que as diretrizes médicas recomendam a prática de exercícios aeróbicos por pelo menos 150 minutos semanais, no caso de intensidade moderada, ou 75 minutos semanais, no caso de alta intensidade. “De forma geral, recomendamos exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular, de flexibilidade e de equilíbrio. Dependendo da faixa etária e das condições clínicas, podem ser incluídas outras modalidades, como os de coordenação motora”, pontua.

Compartilhe

Artigos Relacionados