O Arquipélago do Tropeço é reduto da pesca esportiva e 3º maior arquipélago fluvial do mundo.

Resultado de imagem para Arquipélago do Tropeço tocantins
Foto: Divulgação

Mas quem acha que seus atrativos se resumem à pesca precisa conhecer as opções de diversão desse conjunto de 366 ilhas, no Rio Tocantins. O Arquipélago é ponto ideal pra todos os estilos, desde os que curtem praia, passando pelos pescadores, aventureiros ou amantes da natureza. São lagoas, canais e rios disponíveis para o deleite do turista. É possível montar acampamento ou apenas divertir-se com a pesca.

As águas são multicolores. Ora verdes, ora azuis e prateadas, depende do horário, da luz e do reflexo que nelas se revela. O céu, a mata, as nuvens, animais silvestres e pássaros: tudo se transfigura no Arquipélago do Tropeço e faz da paisagem uma pintura única, inesquecível.

Foto: Divulgação

De acordo com o barqueiro Cláudio Dias, um conhecedor da região, quem visita o Tropeço jamais esquece. “Quem vem aqui pode pescar peixes como a corvina e cachorra, mas tudo como esporte. É bom lembrar que é preciso ter cuidado e vir só com quem conhece bem a região, pois como tem muitas pedras são formadas cachoeiras e a correnteza é forte”, alerta o barqueiro que já tem 25 anos de profissão. Como informou Cláudio, há perigo para quem não está habituado a navegar nos pequenos canais, por isso o passeio só deve ser feito com guias locais.

O arquipélago do Tropeço tem águas multicolores, ora verdes, ora azuis, dependendo do reflexo da luz do sol. Os pássaros e a vegetação formam um cenário inesquecível, e se engana quem acha que o local se resume a isso, além de uma vista de encher os olhos, há também lagoas, canais e rios que atendem a todos os estilos. É um atrativo natural capaz de surpreender quem gosta de contemplar as belezas formadas pela mistura de águas, árvores e pássaros.

Antônio Miranda é morador de Brasília e veio conferir de perto o que já tinha ouvido falar da região. “Tenho amigos que se diziam maravilhados com esse lugar e agora entendo porque falavam tanto. A natureza foi muito generosa com o povo do Tocantins, o lugar é um dos mais lindos que já vi na vida, isso porque conheço muitos lugares”, disse o turista.

Fonte: Secom.to.gov.br