Aqua Village, o cinco estrelas mais premiado da região Central de Portugal

A região Centro de Portugal, onde estão cascatas, serras e muitas das fazendas e sítios que produzem os famosos queijos da Serra, é também a casa de um hotel singular, premiado ano após ano e que funciona como um pequeno pedaço do paraíso em meio às silenciosas aldeias e cidadelas que formam o município de Oliveira do Hospital.

 

Batizado de Aqua Village Health Resort & SPA (https://www.aquavillage.pt), um cinco estrelas situado às margens do rio Alva, o hotel possui como principais atrativos seu parque de águas e o SPA, que inclui duas piscinas ao ar livre e uma coberta, conjugada com o spa com tratamentos à base de águas termais. E seu restaurante Roots, que é tem menu e serviços impecáveis, com toques das culinárias francesa e catalã.

 

Não foi à toa que em 2019, o hotel ganhou como melhor Resort de Águas Termais do Mundo, melhor Resort Refúgio da Europa, melhor Resort de Montanha da Europa e Suite mais luxuosa da Europa. Na classe de Spa, o “Spa Sensations” ostenta os prêmios de melhor Spa Medicinal da Europa. Todos os prêmios foram concedidos no Haute Grandeur Global Excellence Awards.

A revista Em Visão foi até o hotel, que tem tido mais de 70% de ocupação desde que reabriu, em junho deste ano, após fechar por dois meses, devido à pandemia, conferir cada detalhe que conto aqui.

Divido em edifícios cujo projeto arquitetônico se assemelha ao das casas da região, porém extremamente contemporâneo, com escadas de pedra e ferro, janelões de vidro e madeira e muito espaço, o hotel possui 30 habitações, sendo a principal delas a suíte premium, uma casa completa, com direito a banheira de hidromassagem, sacada com vista para o vale, lareiras e cozinha completa, incluindo os utensílios. Todos de altíssima qualidade. “Queremos que o hotel componha a paisagem e que o hóspede se sinta em casa, mas com toda sofisticação de um hotel cinco estrelas”, explica o proprietário do Aqua Village, Francisco Cruz.

 

Com cinema – neste momento com atividades suspensas devido à pandemia -, auditório para até 150 pessoas, brinquedoteca e áreas de relax espalhadas ao longo do rio, o Aqua Village tem ainda segredos, como suítes com banheiras na varanda e de frente para o rio e um bar/café que serve de pratos delicados no almoço a cafés gourmetizados, acompanhados de especiarias, chocolates caseiros e chá de jasmim.

“Aqui prezamos pelo conforto do hóspede, mas também pela harmonia com a natureza. Temos 80% da nossa energia gerada por geotérmicas, utilizamos na nossa cozinha ingredientes da região, comprados de pequenos produtores e evitamos ao máximo o uso de materiais descartáveis”, afirma Cruz.

Se a regra é essa então há que se experimentar remar no rio manso que corre ao longo da área do hotel em caiaques ou stand up paddle, se deleitar em uma das poltronas instaladas no deck do rio ou simplesmente admirar o céu estrelado que a região oferece. Experiências outras ficam por conta das massagens terapêuticas no SPA, com a que tem jatos de água termal caindo sobre o cliente e dois terapeutas tratando de colocar todas as dores para longe. Ou o equipamento que trata celulite com base em águas termais e sucção.

 

Para finalizar o que é estar no Aqua Village, no entanto, é preciso provar o menu degustação de seis pratos, harmonizado com vinhos e prosecco, do restaurante Roots, com menu assinado por Hugo Gaspar e Marco Barbosa. Para começar presunto serrano com figo fresco, em redução de vinho do Porto ou abóbora hokaido, com queijo da Serra. E para finalizar…. bem, há duas opções, mas fico com o filé de robalo, com espuma de limão sobre purê de abóbora com cogumelos.

 

Só há um problema no Aqua Village: um fim de semana é pouco para tanto que lugar oferece.

 

Até a próxima!

Compartilhe

Artigos Relacionados