Mônica Galate

Mônica Galate - Foto: Sérgio Mourão.

Amor pela justiça

Mônica Galate mostra como consegue intercalar sucesso profissional e estilo ao mundo jurídico.

 

Persistência, fé na Justiça, determinação e um senso estético de causar inveja são traços marcantes da advogada Mônica Vieira Galate Mattos. Em mais de 16 anos de atuação no Direito, ela consegue causar impacto na área jurídica com muita diligência e sofisticação.

O desejo de ser agente na área do Direito veio desde cedo. A força inspiradora sempre foi o de ver os resultados justos prosperarem. “Acho que escolhi [ser advogada] quando nasci (risos), mas a resposta certa é: por amor a justiça!”, conta Galate e explica como de repente se tornou um dos grandes nomes do Direito Cível em Manaus:

“Na faculdade, brincávamos que nos apaixonamos por Direito Penal e casamos com o Direito Cível e foi exatamente isso que aconteceu comigo. Me especializei em processo civil e só atuo nessa área que é super abrangente”, destaca.

A advogada explica também que a coisa mais importante, antes de tudo, é manter a ética profissional e que em muitos momentos teve que recusar processos por irem contra seus princípios morais e éticos.

É por paixão e muita determinação que a doutora Mônica acredita no que faz. “Acho sensacional ser um instrumento da justiça, é empolgante quando vemos que a justiça prevaleceu”, revela. Ela tem como referência para si, um dos maiores juristas, jornalistas e cientistas políticos brasileiros: “Tenho vários doutrinadores que amo ler, mas em especial o Dr. Paulo Bonavides foi um dos maiores constitucionalista do Brasil, a meu ver”.

Mônica Galate
Mônica Galate – Foto: Sérgio Mourão.

Direito com Estilo

Sofisticação é a atmosfera que gira em torno da advogada Mônica Galate. Mas, para além de ser uma presença marcante no Direito manauara, ela é sem dúvida referência, quando o assunto é estilo entre os profissionais de advocacia.

“Acho que me visto para trabalhar respeitando o amor que tenho pela advocacia. Gosto de estar elegante, principalmente, em deferência aos meus clientes. A dica que dou é sempre estar vestida com respeito, seriedade e elegância no ambiente de trabalho. Isso não significa usar marcas caras, e sim usar roupas que lhe deixe confortável, sem extravagâncias, decotes, nem tampouco, roupas muito curtas ou justas”, pondera.

Mesmo assim, Galate reforça que preza pela liberdade e reforça: “Eu dou es- sas dicas apenas no quesito vestir-se no ambiente de trabalho, fora dele, creio que você pode usar o quiser, da forma como lhe convir”.

O segredo para se manter tão bem é estar antenada, observar a saúde do corpo e da mente. Mas, ela confessa que ama tanto o Direito que passa bastante tempo em seu escritório:
“Acordo, malho, depois vou para escritório e permaneço lá até tarde da noite. Quando necessário faço audiências, e com retorno presencial das atividades no Tribunal, diligencio aos fóruns. Meu escritório é meu lugar de paz, amo estar lá, realmente é minha segunda casa”, revela.

Mônica Galate
Mônica Galate – Foto: Sérgio Mourão.

Sobre os novos tempos

A pandemia do novo Coronavírus se tornou um desafio, mas profissional pronta para lidar com adaptações como ela é, a Dra. Galate destaca que houve muito mais benefícios que contratempos na área jurídica.

“Com a pandemia, houve a otimização do atendimento virtual dos processos nas varas, bem como a utilização das ferramentas para que as audiências fossem feitas de forma virtual, foi um ganho tremendo para o atual direito, acelerou os processos”, exemplifica a advogada e destaca que em seu próprio escritório as coisas passaram por adaptações positivas.

Pensando no futuro, ela ainda destaca que outros setores dentro do jurisdicionado podem se tornar importantíssimos em um curto espaço de tempo, pois já são relevantes hoje, como o Direito Ambiental e o Direito Tecnológico que é voltado para resguardar a segurança dos usuários na área de tecnologia.

Mais ainda, Mônica dá orientações para quem tem interesse em seguir os mesmos passos que os dela: “Primeiramente: se formar Bacharel em Direito. Posteriormente, passar no exame da Ordem e depois: pós-graduação, mestrado, doutorado… e nunca para de ler”, começa Galate e continua: “Ser persistente, não desistir nunca e ter muita, mas muita, muuuuita paciência (risos)”.

E quando o assunto é sucesso profissional e mesmo com uma carreira tão bem-sucedida, humildemente, ela afirma: “Para ser sincera, nem eu sei, porque acho que ainda não tive o sucesso que pretendo ter… (risos)”.

Instagram: @advogadas_galate

Compartilhe

Artigos Relacionados