AMOR E DEDICAÇÃO

O profissional de Comércio Exterior e acadêmico em Direito Juliano Braga transformou o trabalho na chave para felicidade.

 

“Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. Por mais clichê que pareça, a frase define bem a trajetória do profissional de Comércio Exterior e acadêmico em Direito Juliano Braga, que hoje soma esforços na gestão pública municipal, contribuindo na Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI).

Juliano destaca que ama o que faz, especialmente porque trabalhar no órgão municipal tem sido uma ação extremamente nobre. “Isso porque me permite falar por quem não tem voz, agir por quem não tem oportunidade e salvar quem não enxerga salvação. E, para mim, ainda tem um quê a mais: eu consigo conhecer pessoas, ensinar e aprender, falar e escutar. Não vejo meu trabalho apenas como trabalho: entendo a sua importância e seriedade e, ao mesmo tempo, sei que é prazeroso”, enfatiza.

O assessor técnico da SEMTEPI empreendeu por alguns anos na área de comércio exterior em Manaus e hoje se dedica ao Direito e também atua como membro político do partido Avante, contribuindo com os trabalhos da Prefeitura de Manaus e do prefeito David Almeida. “Mesmo com todos os desafios, por conta da pandemia da Covid-19, a administração municipal tem se desdobrado e Manaus hoje tem a melhor saúde básica do Brasil. Confesso que foi difícil, mas, junto ao prefeito e sua equipe, conseguimos debelar bastante coisa. Hoje, a capital bate recordes na inserção de cidadãos em vagas de trabalho, vacinação e outras áreas”, destaca.

De acordo com ele, é uma satisfação fazer a diferença na capital, local onde nasceu e deu seus primeiros passos. “Tenho uma dívida com essa cidade, com esse Estado. É onde meus avós chegaram há muito tempo, vindos de Lourinhã, em Portugal, de Fortaleza e Belém. Aqui, eles puderam crescer e se desenvolver”, assevera.

 

Alicerce Familiar

Para lidar com a rotina diária, Juliano conta com todos os princípios ensinados no meio familiar, bem como algumas das paixões. Exemplo disso que o pai, professor por natureza, foi quem o incentivou a gostar de ciência e matemática, matérias que até hoje o atraem bastante. “Posso dizer que sou um aficionado do mercado financeiro por causa dele. Trabalhar com números nunca foi um problema”, manifesta.

Segundo o próximo bacharel em Direito, seus pais nunca pouparam esforços ou recursos na formação dos filhos. Juntamente com seu irmão, André Braga, ele pode rodar os quatro cantos do mundo, estudando, praticando esportes, aprendendo a tocar instrumentos e fazendo amizades. “O respeito e a cordialidade de meus pais me ajudam hoje a dirimir conflitos, lidar com pessoas das mais variadas personalidades e aconselhar quem precisa”, denota.

O professional de Comércio Exterior lembra que, certa vez, sua mãe, Oreni Braga, o fez pedir desculpas a um menino que o agrediu injustamente na escola. Ele relutou, pois acreditava piamente que o agressor era quem deveria se desculpar, mas atendeu ao pedido materno. “Ao dizer as palavras, eu me deparei com um ser humano desconcertado, envergonhado. O garoto chorou sem qualquer agressão da minha parte, porque se arrependeu do ato e pediu as mais sinceras desculpas que já escutei na vida. A partir dali, nós nos tornamos amigos. Essa experiência levo comigo para onde quer que eu vá”, realça.

 

Onde encontrar:

Instagram: @ JULIANOBRAGAS

 

Compartilhe

Artigos Relacionados