Foto: Alvaro Toledo Leme

Amamentação após cirurgia de mamas

Vamos falar sobre um tema pouco abordado em consultórios de cirurgia plástica

As mamas são o maior símbolo de feminilidade da mulher. São tanto um órgão erógeno, quanto a fonte de alimento mais importante da primeira infância do ser humano. As cirurgia estéticas de mamas são as mais populares hoje em dia. Mas pouco se fala sobre amamentação após elas. No geral, as paciente que querem melhora a estética das mamas, já não pretende mais ter filhos ou são muito jovem e não pensam ainda no assunto.

As cirurgia apenas de inclusão de próteses não afetam o tecido mamário produtos de leito na maioria das técnicas realizadas, porém podem deixar a mama tão redonda à ponto de atrapalhar a pega do bebê. Seria como se o bebê tentasse mamar em uma bola de futebol. Dificulta a entrada do complexo aréolo-mamilar todo na boca, necessário para uma amamentação efetiva. Mas com as adaptações e crescimento das mamas durante a gestação e com um pouco de habilidade, esse é um problema facilmente contornável.

Porém as cirurgias de diminuição ou levantamento das mamas com ou sem prótese podem causar alterações no porção de produção e excreção de leite das mamas. No geral a coluna de ductos de leite são mobilizados e alguns deles saem junto com os tecidos retirados para montagem da mama. Para deixar a mama bonita, alguns desses tecidos precisam ser retirados. E isso pode afetar a produção e/ou excreção de leite. Porém, lembre-se: isso não é uma sentença e mães com mamoplastia também amamentam sem nenhuma dificuldade.

A amamentação ainda é difícil e muitas vezes mãe sem qualquer cirurgia não conseguem amamentar por diversos motivos, então é difícil determinar a verdadeira causa do insucesso na amamentação. Mas uma coisa que irá atrapalhar a mãe certamente é não acreditar que ela consiga amamentar. Então é fundamental incentivar qualquer mãe a amamentar e existe uma profissional fundamental nesse momento, a Fonoaudióloga. Ela vai ajudar a posicionar, estimular o bebê e a mãe e tentar da melhor forma possível que esse ato seja feito com sucesso, fazendo diagnóstico precoce de problemas corrigíveis para que tudo dê certo.

Então se pretende ainda amamentar, pese bem os pros e contras de realizar uma mastopexia (levantamento das mamas) ou mamoplastia redutora. Converse sempre com seu cirurgião plástico sobre o assunto.
E caso tenha algum receio ou dificuldade em amamentar, procure uma fonoaudióloga, de preferência, especialista em amamentação.

Mas tenha uma certeza, a maior contribuição que uma mãe pode dar pra seu bebê e que será sua herança, será a amamentação.

 

Compartilhe

Artigos Relacionados