Alok é uma das atrações do The Town que terá operação inédita de copos reutilizáveis em nome da sustentabilidade

Em parceria com Heineken, Coca-Cola, Red Bull e Braskem será uma das maiores do mundo e deixando de gerar mais de 10 toneladas de resíduos considerando os cinco dias de festival, The Town já nasce com planejamento e metas de sustentabilidade a serem cumpridas até 2030

 

A Rock World, responsável pelo Rock in Rio e The Town, também se propôs-se a avaliar o seu nível de maturidade de ESG e alcançou excelente resultado. Esta é a primeira vez que uma empresa da indústria da música ousa comparar-se às empresas com melhor performance de ESG

 

O The Town faz sua primeira edição em menos de dois meses e já nasce como um gigante, não só da música, cultura e arte, mas também na área de sustentabilidade. Reforçando o pilar do Por Um Mundo Melhor, que começa no Rock in Rio e chega também para o maior festival de São Paulo, a organização anunciou, nesta sexta-feira, uma série de ações socioambientais que serão implementadas logo em sua estreia.

 

Dentre as diversas medidas, um dos grandes destaques são os copos reutilizáveis – fruto de uma parceria com a Heineken, Red Bull, Coca-Cola e Braskem –, que vai incentivar o consumo consciente, reuso dos materiais e o descarte correto. Com essa medida, o festival prevê deixar de gerar mais de 10 toneladas de resíduos considerando os cinco dias de evento, se tornando uma das maiores operações no mundo.

 

A operação de copos reutilizáveis é uma das ações que estão no robusto plano de sustentabilidade preparado para a primeira edição do The Town, que também engloba ações ambientais, sociais e de governança como gestão de resíduos, acessibilidade, mobilidade, inclusão, diversidade, entre diversas outras. Essas vão contribuir para a realização das metas sustentáveis a serem realizadas até 2030.

 

Com ações voltadas para o meio-ambiente e a sociedade, a Rock World, empresa que criou, organiza e produz o The Town e o Rock in Rio, busca evoluir constantemente na área de ESG e se propôs a avaliar o seu nível de maturidade no desempenho ambiental, social e de governança, por meio de um estudo feito pela Deloitte – uma iniciativa pioneira no setor de eventos. 

 

“Estamos, mais uma vez, entrando para a história quando o assunto é sustentabilidade. Com a megaoperação dos copos reutilizáveis, o The Town já nasce promovendo uma ação que está entre as maiores do mundo quando se fala de eventos e meio-ambiente. Com a chegada do novo e maior festival de São Paulo, também assumimos o compromisso de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor, gerando impactos positivos para o planeta. Está no DNA da Rock World assumir a responsabilidade sobre o espaço que vivemos e acreditamos muito em usar a força do festival para seguir promovendo o desenvolvimento de impactos positivos para a sociedade.”, afirma Roberta Medina, Vice-presidente de Reputação de Marca da Rock World.

 

Ao estabelecer o pilar do Por Um Mundo Melhor, em 2001, a Rock World vem sendo um importante agente de transformação, trabalhado para aprimorar cada vez mais o nível de maturidade de suas ações que são pautadas pela sustentabilidade.

 

A marca, por meio da grande força de comunicação que possui com o Rock in Rio e o The Town, incentiva e motiva as pessoas a implementarem mudanças no seu dia a dia, resultando na adoção de boas práticas, algo que já acontece e funciona no festival carioca e também vai refletir no de São Paulo. Neste ano, inclusive, o Rock in Rio celebra 10 anos da certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis.

 

Desta forma começa a tornar-se visível a responsabilidade dos festivais da Rock World em contribuir para um mundo melhor. Foi pensando nisso que a empresa preparou para o The Town um robusto plano de sustentabilidade que funciona como um guia que traz orientações não só para a Companhia, mas também patrocinadores e fornecedores. Sendo assim, o The Town logo em sua primeira edição nasce baseado em ações deste plano, adotando uma série de medidas de impacto positivo, como a gigante operação de copos reutilizáveis, além de outras que possuem um grande impacto.

 

Uma das ações de grande destaque é a implementação de copos reutilizáveis em todos os pontos de venda de bebidas do gramado durante o festival. Com essa medida inovadora, o festival deixa de gerar 10 toneladas de resíduos considerando os cinco dias de evento. Como na última edição do Rock in Rio 80% dos resíduos da Cidade do Rock foram destinados à reciclagem e valorização – com o festival incentivando o descarte consciente e promovendo reciclagem –, a evolução para o The Town é justamente no processo de redução no consumo e na reutilização, o que torna a ação uma das maiores operações de copos reutilizáveis em eventos no mundo. Os copos que estarão na Cidade da Música serão feitos de materiais duráveis e de qualidade, permitindo que os fãs os utilizem durante todo o festival e levem para suas casas.

 

A grande iniciativa é estimular a reutilização dos copos do público no gramado. Serão quatro copos: um para o chopp da Heineken, um para Heineken 0.0, um para os refrigerantes da Coca-Cola e um para os energéticos da Red Bull. A reutilização do copo vai beneficiar os fãs que possuírem um comportamento sustentável, com um desconto nas bebidas a cada vez que a pessoa reutiliza o seu copo em um nova compra de Heineken, de Coca-Cola ou Red Bull. 

 

A Braskem também entra na parceria incentivando o comportamento consciente e premiando o público que engajar nos copos reutilizáveis, que poderá ganhar um cordão para pendurar o copo. Além disso, a marca vai estimular o reuso do copo dando, a cada hora de quem estiver usando o mesmo copo, a chance de ganhar novos brindes. A dinâmica da Braskem funcionará da seguinte forma: o cliente deve atrelar o número do copo ao CPF, por meio de um APP; isso dá direito a retirar, gratuitamente, um cordão de corpo para segurar o copo, no estande da Braskem; a partir de então, a cada nova compra de bebida, as pessoas poderão usar o mesmo copo, não precisando comprar outro; a cada uma hora, aqueles que estiverem usando o mesmo copo terão a chance de ganhar novos prêmios no estande da Braskem, entre eles brincos, capas de chuva, cangas, pochetes e até ingressos para o dia seguinte. No espaço da marca também será possível higienizar os copos gratuitamente. 

 

Compartilhe

Artigos Relacionados