ALERGIAS RESPIRATÓRIAS

ALERGIAS RESPIRATÓRIAS EM ÉPOCA DE PANDEMIA 

Oi!!  Me chamo Dra. Paola Dalmácio (CRM-AM 5064), sou Alergista- Imunologista e hoje vamos esclarecer um pouco como os pacientes que apresentam algum tipo de alergia respiratória devem ser orientados nesse momento tão tenso em que estamos vivendo (Pandemia pelo novo coronavírus – COVID 19).

 

De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), os pacientes que apresentam rinite alérgica e asma brônquica devem manter o uso de suas medicações para controle das exacerbações, ou seja, devem manter os antialérgicos (anti-histamínico e corticóide nasal) e as “bombinhas” (corticóides inalatórios com ou sem broncodilatador). As doenças alérgicas respiratórias são doenças inflamatórias, por isso a necessidade de se manter o tratamento daqueles pacientes que já estão sob medicação. 

 

O que já sabemos em relação ao novo coronavírus, é que se trata também de uma doença com grande acometimento inflamatório, que culmina com uma explosão inflamatória no organismo. E desta forma, os pacientes que são sabidamente alérgicos, com a manutenção do tratamento individualizado que foi prescrito por seu médico assistente, terão menos chance de descompensar da parte alérgica. 

 

Além disso, não devem descuidar da limpeza do ambiente onde vivem/ dormem – permanece todas as orientações que geralmente são dadas na primeira consulta com o médico alergista. 

 

Devemos ainda ter o cuidado com o EXCESSO de álcool, água sanitária e/ ou lisofórmio, uma vez que nesses pacientes alérgicos, estas substâncias químicas podem ser irritativas ao ponto de reagudizar a alergia que estava teoricamente controlada; “ – alguns pacientes são tão sensíveis a cheiros fortes, que podem apresentar crises de asma, sendo evidenciados por tosse, aperto no peito e falta de ar”, gerando uma confusão: Estou com asma ou estou com coronavírus?!. 

 

Usar com cautela e segurança os produtos químicos. Avisar seu médico alergista diante de qualquer sinal ou sintoma que gere dúvidas. A melhor prevenção até o momento, é o ISOLAMENTO SOCIAL (#FIQUE EM CASA).

Que Deus abençoe a todos nós.

Onde Encontrar: 

Dra. Paola Dalmácio (CRM-AM 5064)

Alergista- Imunologista 

Atendimento por TELEMEDICINA –

WhatsApp (92) 98111-4299

Instagram : @paoladalmacio 

Assessoria EmVisão

 

Compartilhe

Artigos Relacionados