Afya amplia operação de Medicina no Norte do país com duas novas faculdades do Programa Mais Médicos

Afya amplia operação de Medicina no Norte do país com duas novas faculdades do Programa Mais Médicos

Afya amplia operação de Medicina no Norte do país com duas novas faculdades do Programa Mais Médicos

Maior grupo de educação médica do Brasil aumenta a presença no Amazonas, com o início das atividades do ITPAC Manacapuru; e no Pará, com a autorização do funcionamento do curso de Medicina do ITPAC Bragança.

 

Afya obteve hoje autorização do Ministério da Educação (MEC) para abertura de duas novas faculdades de Medicina no Norte do país. As duas instituições de ensino fazem parte do edital do Programa Mais Médicos, do governo federal, e estão localizadas em Manacapuru (AM) e Bragança (PA). No total, a Afya foi o grupo de educação médica mais vitorioso no último edital do Mais Médicos, em 2018, conquistando o direito de operar faculdade de Medicina em sete municípios brasileiros. Em 2020, foram publicadas as primeiras autorizações: em Cruzeiro do Sul (AC) e Santa Inês (MA). Em fevereiro último o MEC chancelou o início das atividades em Itacoatiara (AM) e Abaetetuba (PA). Ainda segue pendente, aguardando a conclusão dos trâmites pelo MEC, o processo de Cametá, também no Pará.

O ITPAC Manacapuru será a 2ª faculdade de Medicina da Afya no Amazonas. O município está localizado na região metropolitana da capital. É a quarta cidade mais populosa do estado, situada às margens do Rio Solimões, a 93 km de Manaus. Já a operação do ITPAC Bragança é a quarta da Afya no Pará, onde já opera a FACIMPA, em Marabá; a FESAR, em Redenção; e o ITPAC Abaetetuba, recém-autorizado. Bragança fica a 221 km, ou aproximadamente 4h de carro, da capital, Belém. Sua população estimada, dados de 2017, é de cerca de 125 mil habitantes. As novas operações confirmam a liderança da Afya como maior grupo de educação médica do país, são 2.731 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação distribuídas por 25 instituições de ensino em 13 estados.

O acesso à primeira turma do curso de Medicina nas duas Instituições de Ensino Superior (IES) será o mesmo: os candidatos serão selecionados por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou por meio de vestibular próprio. Cada unidade vai oferecer 50 [TC1] vagas anuais para o curso de Medicina, como prevê o edital do Programa Mais Médicos. Todas as informações relativas ao processo seletivo e ao calendário 2022 estão no www.facamedicina.com.br, link no qual a Afya concentra seus processos seletivos de Medicina por todo o país.

“Manacapuru e Bragança vão receber sua 1ª faculdade de Medicina. Isso é histórico e transformador para a região e para a Afya. Levaremos para estas cidades um modelo de ensino de vanguarda, com currículo nacional integrado, metodologias ativas, além de laboratórios de última geração. Estaremos sempre muito próximos da comunidade, seja realizando investimentos na rede de saúde e implantação de programas de residência médica, seja movimentando, significativamente, a economia local, gerando emprego e renda. Isso vem acontecendo desde o início das obras, em 2020, e vai se intensificar muito com a chegada dos alunos”, destaca o VP de Operações da Afya, Dr. Flavio Carvalho.

Compartilhe

Artigos Relacionados