Dra. Bruna Rodrigues – Acessibilidade e competência garantidas

O homem vive a era das dietas, da luta contra o ganho de peso e outras doenças relacionadas com a obesidade, mal que tornou-se muito comum nestas últimas décadas. Manter o foco em um controle alimentar rígido muitas vezes não é fácil, a ajuda dos profissionais especializados é imprescindível quando o assunto é a perda de peso com saúde, porém qual médico procurar? É neste ponto que entra quem domina o assunto, os endocrinologistas. Eles são os “papas” do tratamento de obesidade, diabetes e até mesmo a tão comentada osteoporose. Dra. Bruna Rodrigues, formada em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e especializada em Endocrinologia e Metabologia pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Estado do Rio de Janeiro (IEDE) e em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN-SP), ama melhorar a qualidade de vida das pessoas através dos tratamentos. Ela foca seu trabalho muito no paciente, fazendo-o entender todo o processo a qual será submetido, para então motivar-se a atingir os objetivos finais. Adepta da atividade física regular, ela falou em primeira mão um pouco sobre as causas mais comuns da obesidade e as atividades de um endocrinologista. Confira os detalhes desta profissão tão importante:

Por que escolheu  a medicina como profissão?

A medicina sempre foi uma paixão arrebatadora na minha vida, apesar de ser a única médica da história da família. Melhorar a qualidade de vida das pessoas é um sentimento indescritível, por isso tive a certeza que era o que queria para minha vida.

Quais são as áreas de atuação do endocrinologista? 

Ele é o especialista em tratamento de obesidade, diabetes, tireoide, alterações do colesterol, crescimento e desenvolvimento, doenças ósseas como osteoporose, hipófise e adrenal.

A incidência do Diabetes tem aumentado assustadoramente nos últimos anos. Quais são as características desta doença e o motivo desta progressão?

A Diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento crônico da glicose sanguínea, resultante de defeitos na secreção e/ou na ação da insulina. A epidemia da obesidade tem relação direta com o aumento desta patologia.

Os endocrinologistas têm visto aumentar o número de pacientes principalmente em razão da procura cada vez maior por regimes de emagrecimento. Este é o médico mais indicado para cuidar desses casos?

Sem dúvida alguma, obesidade é uma especialidade do Endocrinologista. Estudamos detalhadamente todos os mecanismos fisiopatológicos do ganho de peso bem como a eficácia e segurança de cada medicamento existente no mercado para tal finalidade.

Quais são as principais causas da obesidade? 

A principal causa é a nutricional, devido a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, gordura e pouco valor nutritivo, associado a vida sedentária dos dias atuais. As causas genéticas da obesidade representam um número muito reduzido. Obesidade secundária pelo uso de alguns medicamentos também pode ocorrer.

Quem submete-se a uma dieta de perda de peso pode sofrer distúrbios de metabolismo, cujo controle é feito pelo sistema glandular. Como ocorre esse mecanismo?  

Ao ingerir menor quantidade de nutrientes, seu corpo será obrigado a reduzir também o seu gasto calórico, afinal, ele terá menos substrato energético para exercer seu funcionamento. Por isso, a atividade física tem valor significativo na manutenção de perda de peso: ela acelera o gasto energético, provocando o emagrecimento contínuo e mais rápido. Contudo, o emagrecimento abrupto e/ou restrições alimentares severas, geram consequências desastrosas como alterações no ciclo menstrual e na secreção de inúmeros outros hormônios, além de grande chance de rápido reganho de peso , conhecido como efeito rebote.

Bruna Rodrigues x Bruna Rodrigues: 

Uma médica que desenha na consulta cada mecanismo da doença e como irá fazer para solucioná-la, afinal, é imprescindível que o paciente entenda detalhadamente o seu tratamento para o sucesso do mesmo. Cada paciente é único e ser acessível é minha marca registrada.

Encontre:

Clínica Endonutri. Av Mário Ypiranga, Edificio The Office, sala 512.

Fones:(92) 98178-3001/3345-2644

Artigos Relacionados

Diego Pereira