A importância dos Marcadores Tumorais na Saúde da Mulher

Primeiramente vamos conhecer o conceito de marcadores tumorais, para entendermos um pouco mais sobre esse assunto tão importante, que diz a respeito à saúde da mulher. Os marcadores tumorais (ou marcadores biológicos) são substâncias encontradas no sangue, na urina ou em outros fluídos corporais e tecidos que podem estar em quantidades aumentadas quando um determinado tipo de câncer está presente. Essas substâncias funcionam como indicadores da presença de câncer, e podem ser produzidas diretamente pelo tumor ou pelo organismo, em resposta à presença do tumor. Esses marcadores, em sua maioria, são proteínas ou pedaços de proteínas, incluindo antígenos de superfície celular, proteínas citoplasmáticas, enzimas e hormônios.

Existem vários marcadores tumorais. Alguns estão ligados a um único tipo de câncer, enquanto que outros podem ser encontrados em vários outros tipos. Para verificar a presença de um marcador tumoral, uma amostra de sangue ou urina do paciente deverá ser enviada para análise em um laboratório de patologia. Às vezes é enviada uma amostra do próprio tumor.

Os marcadores tumorais são importantes para um diagnóstico precoce, extensão da doença, monitorização do tratamento, recidiva precoce caso a doença volte, prognóstico para sabermos um pouco da evolução da doença, se ela irá evoluir para uma cura ou se agravar.

Alguns dos principais marcadores tumorais na ginecologia são : AFP, β- hCG, BRAF, CA 15-3, CA 27-29 CA 125, HE-4, Septina 9.

Durante a consulta ginecológica devemos pedir exames de rotina, tanto de imagem como laboratoriais e marcadores tumorais. Dentre eles

 preventivo, ultrassonografias, mamografia, bioquímicos, hormonais e sorológicos. Em caso de algum desses exames alterados, solicitamos exames mais específicos como colposcopia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, colonoscopia e endoscopia com biópsia. Se a paciente tem histórico de câncer familiar, podemos com auxílio desses marcadores citados, detectar um tumor em fase inicial, e realizar um tratamento precoce, que pode levar à sua cura.

Lembrem-se, o médico ginecologista é o principal aliado da saúde da mulher, então não deixem de se consultar anualmente.

Onde encontrar: 

Dra Soledad Couto Valle Borborema

(Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Implantes Hormonais CRM-AM 2323)

Consultório: Rua Rio Jutaí nº630

Contato: (92) 99126-6762

Instagram : @soledadborborema

____________________________

Produção:

Make Up & Hair: @eiffel_latour

Fotos: @thiagorodrigues.fotos

Veste: @morena_modas

Artigos Relacionados