A importância dos avós no desenvolvimento das crianças

Do afeto aos ensinamentos, a relação com os netos pode ser muito benéfica

Resultado de imagem para avós na infância
Foto: Divulgação

A importância dos avós para seus netos está no fato de que a relação estreita entre eles faz um bem danado. Mais do que chocolate quente, pipoca e filmes durante a tarde, os momentos que os pequenos passam com eles pode render bons frutos.

A importância dos avós

Você sabia que as vovós foram diretamente responsáveis pelo crescimento da população mundial? Desde os comecinho da vida humana no planeta, elas cuidam dos netos, garantindo que os papais engravidassem novamente. Essas mulheres também marcaram presença no cuidado das crianças enquanto mamães e papais saíam em busca de alimentos. Apesar de já fazer muito tempo, algumas coisas não mudaram, não é mesmo?

Rotina dos pais

Mais do que nunca os pais têm rotinas atribuladas e muitas vezes estão ausentes. Frequentemente surge a necessidade de contar com ajuda dos avós para tomar conta da criançada. A aproximação contribui para que a relação entre eles se estreite. Seja no apoio e consolo prestados aos pequenos durante o divórcio dos pais, na hora de trocar referências antigas com pessoinhas que nasceram em meio à tecnologia ou ensinar algo, por exemplo.

A função assumida é nada mais, nada menos que de continuidade na educação das crianças, além de reforçarem a formação da identidade. Consigo, trazem as histórias da família, repassam e solidificam raízes. Embora seja possível perceber, é legal enfatizar que pesquisas comprovam esses benefícios ao desenvolvimento infantil. Muito legal, né?

Comprovação científica

Uma pesquisa realizada em 2011 na Universidade de Oxford, Grã-Bretanha, confirmou a importância dessa interação no desenvolvimento infantil. Entre as 1,5 mil crianças e adolescentes de 11 a 16 anos observadas, aquelas que tiveram avós presentes cresceram mais felizes.

Além disso, a formação do caráter dos pequenos recebe um bônus. Isso porque os avós se preocupam com o futuro dos netos na sociedade e, consequentemente, se esforçam para estimular e somar valores à personalidade enquanto as crianças estão descobrindo o mundo. Outro benefício entre os mais relevantes (que também tem a ver com a propagação da espécie) é a passagem de ensinamentos. Cozinhar, costurar e pensar – sim: ler, escrever, fazer lição escolar… tudo isso recebe influência direta deles. É o encontro entre passado e presente!

Se existe alguma coisa mais gostosa que amor de vô e vó, a gente está para descobrir! 😉

Fonte: Blog.Tricae

Compartilhe

Artigos Relacionados