A importância da Fonoaudiologia

A fonoaudióloga Ana Lúcia Cajueiro Alves relata sobre tratamentos e problemas relacionados ao ramo da fonoaudiologia, e como essa área está inovando cada vez mais

 

Especialista em fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, Ana Lúcia Cajueiro é expert no ramo, tem experiência em Disfagia e Laserterapia, pós-graduanda em M.O (Motricidade Orofacial) e estética facial e mais uma pós em gestão de saúde pela FDC em São Paulo. A mesma comenta a importância dos tratamentos voltados ao fono, pois trata de uma região delicada e relacionada à voz. Os tratamentos como a laserterapia estão possibilitando novos ares nessa área.

 

Hoje diversos tratamentos fonoaudiólogos são beneficiados com a laserterapia?

Na fonoaudiologia, o laser usado é o de baixa potência, pois é um grande aliado em diversas áreas de atuação, sobretudo relacionados à motricidade orofacial, e disfagia, ronco, paralisias faciais, potencialização no treino miofuncional em estéticas, auxiliando na readequação de posturas e funções, voz e outras patologias.

 

O que é eletroestimulação para motricidade orofacial?

A eletroestimulação neuromuscular é uma técnica não invasiva, aplicada de forma transcutânea através de eletrodos. Este recurso, associado à fonoterapia convencional, tem o objetivo de potencializar os exercícios. É indicado na prevenção e recuperação de distúrbios de motricidade orofacial, disfagia, voz e fala.

 

Quem pode sofrer com disfagia?

Desde os recém nascidos ao idoso. A disfagia é um processo anormal do ato de deglutir, tanto saliva, líquidos e quanto alimentos, com os sinais e sintomas específicos, podendo ser congênita ou adquirida.

 

Fonoaudiologia pode ajudar no tratamento de apneia do sono?

Fortalecer a musculatura da face auxilia na reversão do distúrbio.

A apneia do sono ocorre devido ao estreitamento da passagem do ar na região posterior da garganta, motivado por falta de flacidez no local, obesidade ou problemas ortognáticos, causando uma pausa respiratória com duração igual ou superior a 10 segundos em vários episódios durante uma noite de sono. Se o palato mole, língua e úvula, estiverem com pouca tonicidade muscular, tendem a cair e ficarem mais volumosos, (que nem a barriga de quem não se exercita). Por esse motivo o ronco não está recebendo adequado suporte de ar durante o sono.

“Microdespertares” noturnos são rotina nessa condição, pois o indivíduo acorda várias vezes com falta de ar e sensação de sufocamento.

Sendo flacidez muscular de língua palato mole e úvula um dos escopos de trabalho da motricidade oral, a fonoaudiologia vem atuando junto a esses pacientes com benefícios comprovados cientificamente.

Estas relacionam a diminuição da quantidade e da duração das pausas respiratórias noturnas pós atendimento fonoterapico. O tratamento da fonoaudiologia para o ronco é simples e com resultados rápidos para melhorar o ronco leve a moderado.

 

Laser é utilizado para combater o ronco e quais os seus benefícios?

A LASERTERAPIA pode contribuir com o tratamento fonoaudiológico da SAHOS. A técnica sistêmica melhora a ventilação pulmonar. A pontual, com a dose ideal, favorece o trabalho tônico com as estruturas envolvidas : posicionamento e tonicidade de língua, direcionamento de fluxo de ar, função velar e aquilo que o clínico julgar necessário.

 

Onde encontrar:
VITTA VALLE / Breve (Hospital Santa Júlia Manaus)

Cuidadores e Serviços de Home Care.

Jardim Aquárius, Lê Classique – São José dos Campos/SP

Lifecare Assistência Médica Domiciliar e Hospitalar.

Rua Estado de Israel, 178- Vila Clementino, São Paulo.

 

Fones:

(11) 9764-63761 / (92) 98462-9801

Instagram: @ANNACAJUEIRO

Compartilhe

Artigos Relacionados