Por Dra Munick Guimarães (CRO/AM 02576)
Acredito que todo sucesso precisa ter seus alicerces firmados. Quando inicie meus atendimentos ainda na faculdade fazendo clínica geral, vivenciei o trabalho duro, mas adocicado pelos olhares de gratidão dos pacientes, pais e mães.
Um dos primeiros e mais marcantes casos que chegaram até a mim foi de uma criança que sofria bullying na escola por ter apinhamento severo (famoso dente de tubarão) enquanto a mãe relatava sua queixa, a criança chorava, eu não me contive e chorei junto com a mãe e a criança. Essa experiência foi extremamente devastadora, estava em minhas mãos o poder de devolver a auto estima de uma criança.
No decorrer do tratamento observei que mais que mudança dentária estava acontecendo, também mudança de comportamento e o quão efeito psicológico o tratamento estava tendo naquela criança que logo entraria na adolescência. Enquanto observava o quanto a aparência tinha efeito no comportamento daquela criança, cheguei à conclusão que se influenciava o comportamento, também poderia influenciar no geral, na vida de uma pessoa. A partir de então não pude ignorar a importância da atuação do ortodontista na harmonização facial.
Enquanto ainda estava no curso de especialização de ortodontia, estudar e trabalhar a face me fascinou, mesmo sem saber que um dia eu iria trabalhar exclusivamente com isso. Ao ver que o tratamento ortodôntico em pacientes na fase ainda da infância poderiam fazer alterações acontecer de dentro pra fora, que eu tinha nas mãos o poder de direcionar bases ósseas, manipular de um avanço de uma mandíbula, que eu tinha o controle de uma maxila, que uma curva de sorriso seria capaz de trazer um rosto mais jovial e até mesmo uma ortodontia mal conduzida pode também envelhecer, pois o mau desenvolvimento de algumas bases ósseas favorece o envelhecimento precoce. Tudo isso me fez encantar cada vez mais pela face.
A face tem uma grande importância no convívio social, na autoestima, nos negócios, e de maneira tem influência na vida de uma pessoa. Quando o tratamento me fazia escolher entre uma oclusão perfeita e os benefícios da face, eu sempre tendia a escolher pela opção que dava o benéfico maior a face, por saber a importância da face na vida de todo ser humano.
Diante dessa importância, um novo desafio surgia, pois em alguns pacientes o tratamento não era eficaz, já não existia a possibilidade de fazer movimentação óssea, havia uma limitação e frustração para a melhora da face, por quanto, as compensações dentárias não eram suficientes para um resultado na harmonia da face. Com isso me veio a necessidade de procurar recursos que fossem mais eficazes. A harmonização facial me possibilitou tratar além do sorriso, o rejuvenescimento, o visagismo e tudo que faz necessário para ele ser completo.
Dra Munick Guimarães CRO/AM 02576
Instagram: @dramunick
Telefone Consultório: 092 -99153-3888
Telefone secretária: 092- 99270-1846