“Uma Mulher precisa de apenas duas coisas na vida, um vestido preto e um homem que a ame “ (Coco Chanel)
Referência no mundo dos eventos, Lena Souza Lima se destaca em sua profissão pela competência, comprometimento, criatividade, qualidade que seus serviços oferecem a seus clientes. Ela é amante de livros e destaca o autor Paul Burell, Uma Questão de Honra, pois é apaixonada pela história. Conheça sobre essa mulher de sucesso.
1 – Como você entrou para o mundo das festas?
Sempre fui a decoradora oficial da família. Amo receber e fazer meus eventos, com o tempo os amigos começaram a pedir para eu decorar suas festas e, aos poucos, fui me profissionalizando.
2 – Como você vê o segmento de grandes eventos na capital do Amazonas?
Manaus, hoje, é um grande centro de eventos, profissionais dos eixos Sul e Sudeste ficam surpresos quando participam de eventos na nossa capital. Fazemos as maiores e melhores festas sociais do Brasil, temos a capacidade criativa aliada ao desejo do Amazonense de celebrar, sem contar que o Amazonense investe nisso, talvez por termos tão poucas opções de lazer e entretenimento, as festas sociais são tão intensas e grandiosas.
3 – Qual foi uma festa memorável que você assinou?
Cada festa que fiz tem seu lugarzinho no meu coração, mas, é claro que, alguns marcaram pela oportunidade que me deram de exercitar tudo que sei sobre eventos. Uma festa que me marcou muito foi um aniversário de 15 anos que fiz às margens do Rio Negro, com uma grandiosa estrutura toda construída para este fim, um trabalho desafiador, cujo resultado foi absolutamente surpreendente, uma festa de sonhos.
4 – Você trabalha realizando sonhos e virou uma referência como cerimonialista em Manaus. Ter Lena Souza assinando é muito caro?
Não mesmo. Quando nos tornamos um objeto de desejo, um produto considerado uma grife, acabamos trazendo junto esse estigma do caro, mas eu sempre tive em mente que embora tenha trabalhado para criar minha marca, agregando valores, com qualidade e profissionalismo, não queria ser inacessível, porque meu produto de serviço é realizar sonhos, e sonhos não são mensuráveis, seja grande ou pequeno, sempre serão sonhos. Por esse motivo resolvi acompanhar os valores de mercado da cidade, mesmo reconhecendo que poderia cobrar mais caro, por tudo que minha marca representa. Mas hoje meu valor é absolutamente igual a outros profissionais do mesmo ramo do mercado de Manaus.
5 – Você foi eleita como uma das embaixadoras do último VFNO. O que é ter estilo para você?
Ter estilo é inspirar as pessoas. Se você consegue fazer com que as pessoas te copiem, te admirem e te elogiem, você tem estilo.
6 – Quais são suas grifes favoritas?
Sou absolutamente clássica. Não me contamino por modismos. Amo Chanel, Gucci, Valentino, Carolina Herrera, e no mercado de moda brasileira, amo a Agilitá. Essas cinco me bastam em todos os sentidos, seria capaz de passar a vida inteira usando essas marcas.
7 – Uma viagem inesquecível?
Paris, sempre. Conheço vários lugares do mundo, mas nenhum me encanta e inspira tanto quanto Paris. Jé t’aime.
8 – Qual o seu segredo do sucesso para estar à frente sempre das melhores festas de Manaus?
Tenho segredos sim. O primeiro deles, não coloco minha marca nas mãos de ninguém, eu mesma recebo meus clientes, organizo cada detalhe, crio, invento, elaboro e monto pessoalmente o evento. A noite estou atenta a cada momento para que tudo saia de acordo com o que foi sonhado e produzido. Festa não se restringe à decoração somente, é um conjunto de fatores, uma cadeia extensa e detalhada. Sonho o sonho do meu cliente como se fosse meu, e olho cada evento com olhos de anfitriã, esse é o grande segredo do resultado satisfatório do meu trabalho.
9 – Quais são as principais vantagens de contar com uma cerimonialista durante o processo de organização de um evento?
O Cerimonialista ou Assessoria como costumo chamar, é o maestro da grande orquestra que é um evento. Nenhum detalhe funciona sozinho, mas todos só conseguem chegar a um resultado final perfeito, se caminharem alinhados e coesos, e isso quem planeja e executa é a assessoria. Uma assessoria correta pode representar uma grande economia no seu orçamento final, desde que ela te impeça de cometer escolhas equivocadas, e te oriente a escolher os fornecedores corretos para seu evento, sem parcialidades ou preferências, apenas respeitando o grau de qualidade de cada fornecedor. O controle orçamentário do cliente é importante, e cabe ao cerimonial organizar isso também, sempre falo que fazer festa com muito dinheiro é fácil, complexo é fazer com orçamento controlado e ainda assim atender as exigências do cliente. Nunca esqueça que sua festa pode ser lembrada por muitas coisas, inclusive pelas falhas. Um profissional respeitado e sério não permite nenhum deslize.
10 – Como montar a lista de convidados?
É a primeira providência, a partir da lista que elaboramos todo o resto até a escolha do local depende desse número. Como dica, convide pessoas que vão torcer para tudo dar certo, que vão estar felizes por estarem ali vivenciando aquele momento, que vão entender se houver algum problema.
11 – Qual é o melhor e o pior convidado?
O melhor é aquele que chega com espírito de agregar, não reclama de nada, acha tudo maravilhoso, elogia, come, dança, tira foto etc. O pior é aquele que já chega na festa procurando defeitos, e na primeira oportunidade que tem, já está no ouvido do anfitrião destilando seu veneno, para que ainda na festa já tenha o prazer de vê-lo infeliz e preocupado.
12 – O que acaba um evento?
Um convidado inconveniente que bebe demais e dá vexame. A madrinha que quer chamar mais atenção que a noiva. Tudo gira em torno do bom senso e isso vale para os convidados e anfitriões. Divertir-se é permitido, mas as lembranças de cada detalhe não devem ser manchadas jamais por atitudes impensadas.
13 – Como você faz para se atualizar em seu segmento?
Sempre estou viajando para fazer cursos de atualização, participo periodicamente de feiras de eventos que sempre trazem os lançamentos e novidades no segmento de festas. Pesquiso muito, me atualizo diariamente através do mercado nacional e internacional. Este nosso meio é muito dinâmico e repetitivo, temos que sempre estar à frente em matéria de tendências e estilos, para não cair na mesmice, nossa criatividade não pode ter limites.
14 – Você é muito ligada à sua família. Como faz para dividir sua agenda para ser mãe, empresária e esposa?
O mundo atual exige da mulher duplas e até triplas jornadas de trabalho e, comigo não é diferente. Há 20 anos escolhi este mercado de eventos e de lá até hoje sempre me dividi entre meu Cargo de Procuradora, Assessora de Eventos, Esposa e Mãe. Mas isso já faz parte da minha vida, não consegui desacelerar nem mesmo quando me aposentei do meu cargo público para me dedicar somente às festas. Divido minha semana e minhas horas de forma bem específica, dentro do meu dia tenho a hora de trabalhar, almoço e janto com meus filhos e marido sempre, e a noite nos reunimos até a hora de dormir. Domingos são sempre sagrados, família reunida e dia de lazer.
15 – O que é Manaus para você?
Manaus é meu amor, minha terra, lugar onde nasci, cresci e prosperei. Um pequeno mundo lindo e encantador, terra de gente hospitaleira e trabalhadora. Amo isso aqui, Amazônia é minha paixão.
16 – Estar EM VISÃO durante 15 Anos é:
Luxo real oficial.