A designer de joias da Amazônia Rita Prossi recebe o convite da roteirista Rosi Young

A já conhecida artista amazonense vai elaborar peças específicas que serão utilizadas em duas produções audiovisuais a serem lançadas este ano. 

Foto: Divulgação

A primeira será um documentário sobre a personagem histórica brasileira Xica da Silva e o outro sobre a personagem mítica do folclore, a lendária Iara da Amazônia. 

Para a primeira criação para uso da protagonista, Rita elaborou um colar com uma cruz de madeira que após as gravações do filme será doado para o Museu de Belo Horizonte. “Foi realizado um trabalho de estudo científico que buscou reconstruir o rosto da Xica da Silva. O filme vai retratar toda verdadeira história dela. Criei assim uma peça que representasse fielmente uma mulher considerada Rainha das Américas. Uma figura feminina que foi escrava e passou a ser uma mulher de posse”, descreveu a designer.

Para a icônica personagem Iara, a amazonense se inspirou nas lendas e narrativas míticas da Amazônia. “Ao pensar nela criei um muiraquitã com rabo de sereia envelhecido, braçadeiras de fibras de arumã com boto cor de rosa feito de pedra. Elementos que descrevem esta heroína da Amazônia”, finalizou Rita.

Créditos: Peças do filme Iara. Modelo Fernanda Bastos. |
Foto: Yamada Fotografia

Assessoria EmVisão

Compartilhe

Artigos Relacionados