A contemporaneidade no Dress Code de trabalho masculino

Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento profissional explica a importância de se construir uma imagem profissional relevante

 

A imagem que transmitimos é a nossa primeira impressão para qualquer tipo de ambiente, seja na vida pessoal ou profissional. No convívio pessoal há uma liberdade maior de escolha, já no profissional é preciso atentar-se aos detalhes para transmitir uma imagem positiva.

 

Pensando no comportamento do homem atual, ele está mais vaidoso, se preocupa mais com sua aparência, quer entender melhor de estilo e se vestir bem. 

 

Para quem nunca ouviu falar, o dress code ou código de vestimenta é um conjunto de regras que determina qual o tipo de roupa certa para cada ocasião profissional, e vem se atualizando e se informalizando aos poucos.

 

Um homem que trabalha em um ambiente mais formal por exemplo, como um escritório de advocacia, vai precisar usar terno e gravata, pois este código de vestimenta transmite a mensagem de credibilidade, solidez e autoridade. Já quem trabalha em um ambiente mais informal não há a necessidade do terno, neste caso é aconselhável adotar um estilo casual / esporte profissional.   

 

“As roupas transmitem mensagens e a escolha certa do vestuário vai transmitir qual tipo de profissão ele possui, o cargo que ocupa e o ambiente onde trabalha” afirma Rachel Jordan.

 

Hoje já é mais comum homens se vestirem sem gravatas em ambientes mais formais ou até usarem conjuntos “quebrados” como blazer e calça em tons diferentes, e neste caso, os tecidos e a modelagem das peças que vão transmitir a formalidade. Calças de alfaiataria com cortes mais retos são mais formais que calças de sarja com corte mais despojado e com bolsos nas laterais, por exemplo.

 

“A notoriedade e credibilidade no trabalho devem estar alinhadas com a roupa, higiene pessoal, com o comportamento e com a comunicação. Construir uma imagem profissional positiva requer um tempo e tem que ser consistente com a imagem desejada”.

 

Em tempos de quarentena quando o assunto é o home office, este ambiente de trabalho está trazendo uma informalidade maior, já que a sensação de estar em casa é de se sentir mais confortável, porém deve se ter atenção para não desconstruir a imagem que foi construída no ambiente presencial. 

 

Trajes como pijamas, camisetas mais antigas com aspecto de sujas, com furos, frases inadequadas também devem ser evitadas. Outro ponto importante é ficar atento para a higiene pessoal, tomando cuidado com a manutenção da barba e cabelo.

 

SOBRE RACHEL JORDAN

 

Especializada em imagem, comportamento e protocolos internacionais, Rachel Jordan é a atual presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil. 

 

Instrutora e palestrante, Rachel orienta pessoas e empresas em temas relacionados a imagem profissional, pessoal, comportamento, etiqueta social, etiqueta corporativa, dress code e protocolos internacionais, aplicando técnicas desenvolvidas através de suas experiências.

 

Rachel também ministra cursos presencialmente e online sobre os temas citados acima, dentre eles, o curso de online de dress code profissional, que está com inscrições abertas pelo link: 

 

https://racheljordan.com.br/cursos-online/

 

www.racheljordan.com.br

@racheljordan__

Compartilhe

Artigos Relacionados