Você sabe o que é a tricologia? O nome é diferente e pode até assustar um pouco, mas essa é uma área da Dermatologia que visa solucionar os problemas dos cabelos e couro cabeludo. A Dra. Danielle Cristine Westphal traz um esclarecimento sobre o assunto
Meu primeiro contato na faculdade de medicina com a Dermatologia foi através de um projeto de pesquisa para tratamento de lesões pré cancerígenas e desde então foi amor à primeira vista! Acredito que a Dermatologia é uma das especialidades mais complexas e completas na Medicina que nos permite realizar, além da prática clínica, análise anatomopatológica, cirurgias além de procedimentos na área da cosmiatria (preenchimentos, toxina botulínica e bioestimuladores). A prática dessa especialidade nos permite não apenas tratar doenças assim como recuperar auto estima de nossos pacientes. Sou extremamente realizada nessa profissão e não me vejo exercendo outra especialidade além dessa.
O que é a tricologia e o que é que um tricologista faz?
Dentro da Dermatologia existem diversas subespecialidades como oncologia cutânea e cirurgia dermatológica. A Tricologia é uma subespecialidade da Dermatologia que estuda as doenças que acometem os cabelos e o couro cabeludo. Tratamos não apenas da alopecia androgenética, a famosa calvície, mas também de todos os distúrbios relacionados aos cabelos e ao couro cabeludo, como alopecia areata, alopecia frontal fibrosante, foliculites, líquen plano pilar, dermatite seborreica (caspa), psoríase do couro cabeludo assim como todos os distúrbios de haste que levam a fragilidade dos fios.
Qual é o momento certo para mulheres e homens começarem a procurar uma ajuda profissional para o enfraquecimento ou queda de cabelo?
É interessante que já nos primeiros sinais de alterações nos cabelos ou no couro cabeludo o paciente procure os cuidados do médico dermatologistas especialista em Tricologia. O diagnóstico preciso e precoce é fundamental para o sucesso da terapia a ser instituída em cada caso. Automedicação deve sempre ser evitada apesar de ser bastante comum os pacientes perderem tempo e dinheiro tomando vitaminas e usando shampoos anti-Queda sem as devidas orientações. Infelizmente ainda temos muitos casos com anos de evolução e que demoram muito para chegar às mãos do especialista, retardando assim o início do tratamento correto e eficaz. Sintomas como dor, coceira ou queimação no couro cabeludo também servem como sinal de alerta para procurar avaliação médica.
Numa consulta de queda de cabelo, o que é que o tricologista verifica e que métodos usa para encontrar respostas?
Numa consulta de tricologia, a coleta de dados minuciosa sobre todos os sintomas e as características da queda de cabelo é essencial. A avaliação detalhada dos fios e do couro cabeludo também precisa ser realizada em todas as consultas. Atualmente contamos com uma série de ferramentas e exames para avaliação dos fios e do couro cabeludo. Dentre eles, os principais são a tricoscopia digital na qual através da tecnologia de ponta alemã conseguimos aumentar as imagens do couro cabeludo em até 120 vezes permitindo o estudo adequado das características da pele e dos fios além da avaliação das características dos vasos sanguíneos e do padrão de descamação apresentado pelo paciente. O tricograma também é um dos exames disponíveis para diferenciar os diversos tipos de queda de cabelo e é realizado através da análise do tipo de fios que predominam nas diversas partes do couro cabeludo.
Como você faz para sempre está atualizada com o crescimento de opções na área da dermatologia?
A participação de eventos científicos como congressos, simpósios e conferências e workshops é imprescindível para nos mantermos sempre atualizados na Dermatologia. Em relação a Tricologia em especial, acredito que o convívio com grandes experts e pioneiros no estudo dos cabelos seja fundamental para que possamos nos reciclar e aprender o que os grandes serviços de ponta do mundo oferecem para os pacientes. Nos três últimos anos, tive oportunidades incríveis de participar da rotina de renomados centros de tricologia na Universidade de São Paulo, em Zurique e mais recentemente na Universidade de Nova Iorque – Langone Medical Center. A troca de experiências com quem mais entende desse assunto e com quem está na frente das pesquisas é sem dúvidas a melhor forma de aprendizado. Aproveitamos para dizer que estamos em constante evolução.
Onde Encontrar:
Edifício SOBERANE
Rua SALVADOR, 440 – ADRIANÓPOLIS
SALA – 1812
Instagram: @daniwestphaldermatotricologia
(92) 98282-2050