O ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente é chamado de bruxismo. É uma parafunção caracterizada pelo contato não funcional dos dentes, que pode ocorrer de forma consciente ou inconsciente, manifestando-se pelo ranger ou apertar dos mesmos, e pode levar ao desiquilíbrio fisiopatológico do sistema estomatognático.
O bruxismo é diagnosticado pelo dentista, e seu tratamento é multidisciplinar devendo contar com auxilio de medicamentos, terapias e de profissionais especializados. Não há um tratamento especifico, e cada indivíduo deve ser individualmente avaliado e tratado.
Causas do bruxismo
O bruxismo noturno nem sempre tem uma causa definida, mas pode ser decorrente de:
- Problemas neurológicos, como ansiedade e Parkinson;
- Uso de medicamentos como Fluoxetina, Paroxetina, Venlafaxina;
- Problemas respiratórios, como ronco e apneia do sono.
O consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas aumenta a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite.
Sintomas de bruxismo
Os sintomas de bruxismo são:
- Apertar e ranger os dentes;
- Desgaste da superfície dos dentes, como mostra a imagem 1;
- Dor nas articulações da mandíbula, como mostra a imagem 2;
- Dores de cabeça ao acordar;
- Cansaço diurno, pois a qualidade do sono é diminuída.
O bruxismo pode levar a problemas que envolvam o mau funcionamento da articulação temporomandibular, conhecida como ATM, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. O diagnóstico dessa doença é feito pelo dentista, a partir da avaliação dos sintomas e da aparência dos dentes.
O tratamento apropriado dependerá da causa, e é o dentista que vai fazer esse diagnostico com o objetivo de aliviar a dor e evitar problemas nos dentes.