Márcia Novo lança versão de “Pode Remar” com amo do Boi Garantido João Paulo Faria
A cantora, compositora e produtora cultural amazonense Márcia Novo lançou neste domingo (15/6) uma versão atualizada da toada “Pode Remar” no Youtube, nas plataformas de streaming e nas redes sociais. A releitura é um feat de Márcia com o amo do Boi Garantido, João Paulo Faria, conhecido pelos torcedores do boi contrário como “insuportável”.
Mantendo a essência da toada, Márcia e João colocam muito de suas identidades artísticas no projeto: toques de modernidade sem fugir da tradição. No final, ainda há espaço para um versinho provocativo — bem no tom da rivalidade saudável entre Garantido e Caprichoso — na voz de JP.
A versão é uma bônus track da faixa 19 , do álbum “Boi do Povo, Boi do Povão”, lançado neste ano pelo Boi Garantido, que conta com Márcia Novo na composição, ao lado de Leonardo Castelo Branco, Luciano Nascimento e Daniel Carvalho.
“Essa toada é fruto da força criativa de vários artistas e traz o remo como símbolo principal, pela luta do povo ribeirinho, que tem nos rios as suas estradas. E é com remos firmes que a nação vermelha e branca vai remar, unida, protegida por todas as plantas, bichos e elementos do empírico caboclo que essa composição evoca, rumo à vitória”, explica Márcia.
Uma aula de Amazônia em forma de toada
“Pode Remar” é praticamente uma aula de cultura cabocla, cheia de metáforas, saberes tradicionais e referências à fauna, à flora e ao cotidiano amazônico. Os versos citam, por exemplo, a surucucu, cobra de veneno letal; o poraquê, peixe que dá choque; a poderosa cobra sucuri; e o temido candiru, que habita os rios amazônicos. Falam também da caba tapiú, um inseto agressivo, que persegue quem invade seu território; do “espeto que mata-calado”, referência a árvore amazônica de seiva extremamente tóxica.
Na letra, todos esses símbolos empíricos se juntam como forças da natureza, formando um escudo poético que protege o Garantido — e que, embalados no refrão da composição, “pode remar, remar, mas não vai me alcançar”, reafirmam a força e o espírito competitivo da nação vermelha e branca.
Tradição “vermelha” que corre na veia
A relação de Márcia Novo com o Boi Garantido vem de berço. Ela é sobrinha de Roseani Novo, eterna Comadre do Boi Garantido, uma das figuras mais emblemáticas da história do bumbá, e prima de Tame Novo, a primeira Sinhazinha da Fazenda do boi.
Essa herança, somada à sua trajetória na cultura e na música amazonense, faz de Márcia uma das vozes femininas mais atuantes da cena. Sua presença como compositora na obra do Boi Garantido – e agora nesse feat com o amo do Boi – reafirma não só sua identidade dentro dessa tradição, mas também o espaço da mulher em um meio historicamente masculino.
“Estar dentro desse movimento é muito simbólico. Minha família tem todo um histórico no Garantido, e agora eu sigo escrevendo a minha parte, com a minha voz, do meu jeito. É tudo sobre respeito, amor, memória e ancestralidade, sobre ocupar os espaços que também são nossos, como mulheres atuantes no Festival de Parintins”, conclui.
A bônus track de “Pode Remar” já está disponível nas plataformas de streaming, no YouTube e no Instagram da artista em collab com o perfil oficial do Boi Garantido.
Serviço:
O quê: Lançamento da versão de “Pode Remar” (bonus track)
Quem: Márcia Novo feat. João Paulo Faria (Amo do Boi Garantido)
Onde conferir: Spotify, Deezer, Amazon Music, YouTube e nas redes sociais de Márcia Novo e do Boi Garantido
Link YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=rkdj07FYOj0
Link Instagram: https://www.instagram.com/p/DK7cGx0u4_Q/