Hotel e Vinícola com sustentabilidade na Argentina listado entre os melhores do mundo
O destino é Mendoza, mais exatamente no Vale do Uco. Ali, em uma propriedade de 320 hectares com uma vista de tirar o fôlego para a Cordilheira dos Andes, está erguido o Casa de Uco Vineyards & Wine Resort. O hotel ocupa a 11a colocação do ranking geral do prestigiado prêmio Readers Choice Awards 2023 da Condé Nast Traveler. Com SPA, vinícola e adega próprias, o Casa de Uco é mesmo um oásis na paisagem árida de Mendoza.
Mas, entre tantos motivos que renderam ao charmoso hotel boutique esse reconhecimento é o fato de sua arquitetura integrada à paisagem da região. Com tons terrosos, concreto e vidro, é uma atração à parte. Além da experiência gastronômica, com menu 100% inspirado no Vale do Uco. Tudo elaborado com ingredientes sazonais e orgânicos cultivados por fazendeiros locais.
Porém, o que faz do Casa de Uco um escolhido desta coluna é o fato de ele ser reconhecidamente um dos hotéis que mais praticam sustentabilidade na Argentina. O aquecimento é gerado por energia solar, proveniente de painéis solares instalados no próprio hotel. Os resíduos são separados e o papel é entregue a uma loja que recicla. O vidro é recolhido por uma associação local que depois o comercializa. As rolhas das garrafas de vinho são doadas para um jardim de infância que as uiliza nas atividades com as crianças. E o que sobra de alimentos vai para a compostagem.
Um exemplo de que o turismo de luxo pode, sim, ser pautado em práticas de ESG.
Para saber mais: https://www.casadeuco.com
Farinha do Uarini com poder de super alimento, enriquecida com cúrcuma e com pirarucu
A iguaria conhecida como farinha de mandioca, extraída artesanalmente e torrada em tachos de ferro, no Amazonas ganhou outro status. Agora a farinha é enriquecida e adequada para pessoas com restrições alimentar. Assim é a Uarini Grãos Dourados, a marca de farinha fabricada no município do Uarini mesmo, por aproxidamente 40 pessoas de 10 famílias locais.
Fruto de pesquisas de especialistas do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), a Uarini Grãos Dourados lançou novas versões da famosa farinha. Na lista estão a farinha enriquecida com cúrcuma, ingrediente anti-inflamatório, e com pirarucu, um peixo amazônico que é fonte de proteína. Além de farinha de mandioca com farinha de maracujá, que ajuda a reduzir o índice glicêmico, com castanha do Brasil, rica em selênio, e com pimenta, um termogênico natural.
As embalagens são tubos de plásticos, com o slogan “Criado com Xibé” (um prato tradicional indígena brasileiro), e podem ser reutilizados, como informou Jhony Brito, CEO das Grãos Dourados.
Para compras: @uarinigraosdourados
Chocolate amazônico com cacau selvagem e totalmente vegano: sim, o Amazonas tem!
Você já provou um chocolate elaborado com cacau selvagem da Amazônia? Pois bem, ele existe e atende pelo nome de Warabu. A marca de chocolates produzidos no Amazonas é pautada na sustentabilidade e na responsabilidade social. E fabrica seus produtos utilizando a técnica bean-to-bar – da semente para barra. Isso promove mais pureza ao chocolate e assegura que cada etapa da produção seja controlada, desde a colheita até a embalagem.
Criada em 2018, pelo chef e empresário Jorge Neves, a Warabu oferece mais de 50 tipos de chocolates. O catálogo tem desde o tradicional até os saborizados com açaí e cupuaçu, por exemplo e o branco. Além de snacks de açaí salgado e de cupuaçu cobertos com chocolate. As embalagens são um deleite à parte. E muito importante: todos os chocolates são veganos, livres de glúten, sem lactose, sem ingredientes geneticamente modificados e aditivos químicos.
Mas é o fato de eles comprarem de comunidades amazônicas, sem atravessadores, que cultivam de forma orgânica o cacau e de incentivar esses produtores, que fazem da Warabu um case para passear nesta coluna. A empresa afirma que todo o seu cacau vem de programas como o “Origens Brasil”, na cooperativa Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu, por exemplo.
Para saber mais e experimentar: https://www.warabu.com.br