El Chato, o premiado restaurante da Colômbia

Com voos de Manaus direto para Bogotá ficou mais fácil experimentar as delícias da gastronomia colombiana. Uma delas pinçamos aqui com louvor. Trata-se do restaurante El Chato, do chef Álvaro Clavijo, que foi escolhido como o segundo melhor da América Latina na lista “50 Best” de 2023, e que maravilhosamente utiliza ingredientes regionais e na sua maioria orgânico.

Chef Álvaro Clavijo no seu premiado El Chato, em Bogotá.

Em funcionamento desde 2017, o menu do EL Chato é baseado em produtos que ocorrem a cada estação do ano. E, por isso mesmo, respeita o critério de sustentabilidade de utilizar somente aquilo que a natureza oferece. E tudo vem de pequenos produtores e parte deles da fazenda Vida Orgânica, nas cercanias de Bogotá.

Por essa razão, o menu pode ser sempre uma rica surpresa. O menu-degustação com 11 pratos pode, por exemplo, ter desde mexilhões com coco verde e mandioca até robalo com palmito, tapioca e raiz-forte. No site do restaurante o chef avisa que seus pratos são um passeio pela Colômbia e seus ingredientes, com pitadas acentuadas da criatividade e experiências vividas por ele em cozinhas da Europa. Vale pelo passeio gastronômico e pela responsabilidade com o meio ambiente e a economia circular.

Para saber mais e reservar: https://elchato.co

No Chile o luxo pode ser sustentável

Eleito anos seguidos com um dos melhores hotéis do Chile para dias de relax e cuidados pelo Michelin e Condé Nast Traveler, o Tierra Chiloé está situado na Ilha de Chiloé, a principal ilha do Arquipélago de Chiloé. Por isso é preciso ir de avião de Santiago até Puerto Montt e, de lá, para Castro.

O hotel foi projetado para otimizar os recursos naturais, incluindo vento, luz solar e água da chuva, como ventilação cruzada natural e iluminação eficiente para reduzir o uso de combustíveis fósseis. O exterior é revestido com telhas de madeira, garantindo perda mínima de calor, e a energia renovável de biomassa é usada para aquecer o hotel, reduzindo ainda mais nossa pegada de carbono.

Afora isso, o hotel que possui um SPA e uma cozinha irretocáveis, apoia o Centro de Conservação e Estudo do Patrimônio Natural (CECPAN) na promoção do manejo sustentável dos pântanos de Pullao e na preservação de sua biodiversidade e habitat para uma rica variedade de aves costeiras, incluindo o flamingo chileno e o cisne-de-pescoço-preto. É uma estadia que une o luxo dos hotéis design com a sustentabilidade em um pedaço da América Latina rica em biodiversidade.

Para saber mais e reservar: https://tierrachiloe.com/pt-br/faq/

Velejar pelo Mar do Caribe fazendo o bem

Embarcar em um veleiro catamarã que desliza pelas águas do Mar do Caribe e oferece gastronomia sustentável, além de bate-papos sobre preservação marinha, é mesmo um privilégio para os amantes da natureza e do far niente com causa. Essa é a proposta do Ocean Eyes, comandado pelos brasileiros, experts em vida marinha e gastronomia sustentável, Alcides Falanghe e Tati Zanardi.

O casal – ele empresário do turismo mergulhador profissional e fotógrafo de vida marinha e ela profissional de Tecnologia da Informação, mergulhadora profissional, chef e videomaker submarina – trocou a agitação da vida em São Paulo há mais de 12 anos por dias de mar calmo no Caribe. Já percorreram todas as ilhas mergulhando, ministrando cursos, fazendo live on board e agora se dedicam a receber turistas interessados em aproveitar as belezas caribenhas com pitadas consideráveis de sustentabilidade.

Afora os registros em foto e vídeos que fazem da vida marinha no Caribe e de como as mudanças climáticas vêm afetando o ecossistema marinho nessa parte do Planeta, eles são ativistas de educação ambiental, lixo zero e pesca manejada. No menu personalizado do veleiro, por exemplo, tudo é pensado para não ter consumo de peixes e frutos do mar que sofrem pressão de pesca ou estão em ameaça de extinção.

Embarcar nessa viagem é viver dias de sol, brisa leve e muita conscientização. Vale cada centavo.

Para saber e reservar: (11) 91712-1204.