Lorë Kotínski, ela tem Doutorado em ESG em Plataformas Digitais | Proprietário LLK Consultoria | Membro da Women in ESG Portugal | Investigador na Universidade de Aveiro. 

Nossa Colunista oficial de ESG, Lorë inicia aqui uma coluna sempre com dicas e pautas deste universo que é tão pertinente neste momento. 

Confira:

COLUNA:

Oi leitores da revista mais infleunte da Amazônia, leia-se Em Visão, tudo bem? 

Primeiro vamos entender o que significa estas três letrinhas? ESG – Esta sigla significa um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. 

Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização. A sigla, em inglês, reúne os três pilares desse movimento:

  • Environmental (meio ambiente);
  • Social;
  • Governance (governança).

Eles são utilizados como critérios para entender se uma empresa possui sustentabilidade empresarial, ampliando a perspectiva de análise do negócio para além das métricas financeiras.

Ou seja, busca-se mensurar se a empresa é realmente uma opção viável de investimentos sustentáveis, capazes (e engajados) de gerar impactos positivos financeiros, sociais e ambientais.

Trata-se de validar que uma empresa tenha consciência sobre o seu papel enquanto empregadora e agente social.

*CONHEÇA AS TENDÊNCIAS DE ESG EM 2024*

 

Que o ESG (Environmental, Social, Governance) é o termo da vez, ninguém duvida. Resta agora que mais e mais empresas passem a adotar essas práticas que beneficiam o planeta, as pessoas e podem gerar lucro e reduzir riscos.

Para este ano, as principais tendências nas práticas de ESG são:

1. Uso da inteligência artificial (IA) para calcular riscos e apontar também desperdícios de energia elétrica e de água;

2. Implantação de políticas permanentes de diversidade social nas contratações;

3. Comunicação de práticas de ESG nas mídias sociais digitais de forma mais intensa e transparente;

4. Eventos com emissão de carbono reduzida e gestão de resíduos sustentável.

O desenvolvimento de políticas abrangentes que incluam não apenas as questões ambientais, mas também responsabilidade social e governança. Garanta que essas políticas estejam alinhadas com os valores e objetivos da empresa e promovam a igualdade, ética e transparência.

Então? 

Vamos fazer um mundo melhor com a prática da sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência?. 

Esse conceito está sendo adotado por empresas mundiais que buscam desenvolvimento sustentável e a geração de valor. Gostaram deste assunto ? Até nossa próxima coluna !!!