A médica nefrologista Lorena Cruz destaca as atitudes necessárias para manter o bom funcionamento dos órgãos, essenciais para o organismo.
Pequenos, mas com uma grande missão. É assim que é possível descrever os rins, órgãos capazes de fazer a diferença no organismo, segundo a médica nefrologista Lorena Cruz, sócia-fundadora da Nephron Clinic. Há quatro anos, ela se dedica ao estudo da fisiologia e das patologias que afetam esses filtros do corpo humano, localizados em ambos os lados da coluna vertebral, com aproximadamente 12 centímetros.
Formada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 2013, com residência em Clínica Médica pela Fundação Hospital Adriano Jorge (2017) e em Nefrologia pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (2019), Lorena detalha que, durante este período de pandemia da Covid-19, os rins se tornaram um dos principais alvos da infecção, o que aumentou o alerta sobre os seus cuidados.
“Há uma sobrecarga no aparelho urinário por conta da doença, o que provoca lesões nos rins que podem se tornar permanentes. Em um artigo publicado na revista especializada Frontiers in Physiology, cientistas brasileiras descobriram que as complicações renais estão entre as mais desencadeadas pela infecção, pelo fato da Covid-19 reduzir a atividade da ACE2, proteína do organismo essencial para a regulação do sistema renal”, esclarece.
A médica nefrologista também pontua que, nesses mais de dois anos, cresceu o número de pessoas que deixaram os cuidados com a saúde de lado, o que acabou afetando diretamente a capacidade dos rins. “Vimos muitos casos de pessoas que abandonaram a atividade física e que iniciaram e/ou retornaram ao tabagismo e alcoolismo. São atitudes que impactam esses órgãos de forma nada benéfica”, salienta.
Atendimento Especializado
Sem os cuidados necessários, a dupla dinâmica, em formato de um grão de feijão, pode apresentar sérios danos e sequer dar sinal do problema, por conta da evolução assintomática das doenças renais. Para evitar isso, nada melhor que adotar hábitos saudáveis, como ingerir bastante água potável, reduzir a quantidade de sal na alimentação, evitar excesso de proteína, fazer uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos de forma regular, de acordo com Lorena.
O check-up regular também é recomendado pela médica nefrologista, que possui um espaço próprio voltado para o tratamento de doenças renais. A Nephron Clinic foi inaugurada em parceria com suas duas sócias (a também nefrologista Rebecca Mubarac e a nutricionista Maria Rodrigues) e conta com um atendimento personalizado e humanizado.
“Ter um lugar próprio sempre foi algo que eu almejava desde quando terminei a residência em Nefrologia. Temos muitos projetos para colocar em prática que vão além da consulta, como realizar biópsias renais, iniciar diálise peritoneal e ter uma equipe multidisciplinar. Aos poucos, vamos fazendo adaptações para melhorar cada vez mais nosso atendimento”, enfatiza.
Onde encontrar:
Instagram: @ NEPHRONCLINIC.AM
@ DRALORENACRUZ.NEFRO