Há quase uma década, a corretora de imóveis Raquel Gonçalves de Matos auxilia pessoas que estão à procura do seu futuro lar.

Empenhada, dedicada, graduada em Direito, a corretora de imóveis Raquel Gonçalves de Matos é especia- lista em intermediar negociações com resultados satisfatórios. Há quase uma década no mercado imobiliário, ela é capaz de aliar conforto, praticidade e custo benefício nos futuros imóveis de seus clientes.

O sonho de atuar e se destacar no segmento surgiu em 2012, quando veio morar na capital amazonense, em busca de escrever uma história de sucesso. O começo foi desafiador, mas, como toda mulher de fibra, Raquel aprendeu e evoluiu profissionalmente, tornando-se uma executiva de intermediações imobiliárias.

“No começo, não tinha conhecimento nenhum sobre a área imobiliária, apesar de ter começado a trabalhar com vendas desde cedo. Mesmo assim, não desisti da profissão, pois sabia que ela seria a chave da virada”, pontua.

Segundo Raquel, a corretagem imobiliária veio como um divisor de águas em sua vida e continua promovendo mudanças na sua história até hoje. “Foi com essa profissão que obtive muitas conquistas, como minha casa própria e a tão sonhada casa da minha mãe”, declara.

E, além de mudar sua vida, a profissão escolhida tem permitido participar dos sonhos de muitas pessoas, tanto daquelas que querem morar sozinhas quanto das que desejam formar uma família ou simplesmente precisam de um imóvel para dar início a novos projetos.

É claro que, para ser um intermediador de sonhos – cujo Dia Nacional é celebrado anualmente em 27 de agosto –, é necessário es- tar apto ao serviço. Raquel explica que quem deseja ser um corretor de imóveis precisa fazer o curso técnico de transações imobiliárias ou faculdade na área. Após a inscrição, é possível atuar como estagiário, com acompanhamento de um profissional credenciado. “Não podemos deixar de falar que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada pela lei federal no 6.530, de 12 de maio de 1978. O exercício ilegal da profissão é crime”, ressalta.

Raquel Gonçalves de Matos
Raquel Gonçalves de Matos – Foto: Alexandre Stone.

Suporte Tecnológico

Com a pandemia da Covid-19, os conceitos sobre imóveis sofreram mudanças, exigindo adaptações dos especialistas em transações imobiliárias. Segundo Raquel, o especialista na corretagem de imóveis precisa estar atento às plataformas digitais, que podem garantir enorme suporte nas negociações.

“Não é exagero dizer que nunca passamos tanto tempo dentro de nossas casas. Descobrimos novas necessidades, cômodos subaproveitados, e ambientes que carecem de mais conforto. Nesse sentido, o corretor de imóveis também passa por mudanças, pois precisa se adaptar ao novo jeito de atendimento. A Internet já era importante para os negócios e agora é fundamental, até mesmo para captação de novos clientes. Nossas visitas, por exemplo, iniciam primeiramente online, com videochamadas ou envio de vídeos dos imóveis. Somente após o cliente demonstrar interesse, agendamos as visitas presenciais mantendo distanciamento e usando máscara”, detalha.

De acordo com ela, o Corretor de Imóveis precisa estar cada vez mais presente no mundo digital e mais antenado a todas as mudanças no processo de aquisição de um imóvel. “É essencial desenvolver a habilidade da comunicação digital e ter noção da documentação que envolve o Imóvel e de Direito Imobiliário”, especifica.

E essa adaptação pode resultar em bons frutos, diante da retomada dos lançamentos pelas imobiliárias. “Os novos empreendimentos prometem aquecer a economia e gerar empregos”, finaliza Raquel.

Raquel Gonçalves de Matos
Raquel Gonçalves de Matos – Foto: Alexandre Stone.