Ao longo dos últimos 4 anos, a InfinitySun Energia Solar tem desenvolvido inúmeros projetos de sistemas de geração de energia solar, limpa e renovável, que ajudou centenas de famílias na redução de gastos mensais com contas de energia elétrica, em até 97%
Comprometida com a preservação do meio ambiente, com a melhoria da qualidade de vida e saúde financeira das pessoas, a InfinitySun Energia Solar é uma das empresas líder no mercado de geração de energia solar.
Há quatro anos, a InfinitySun trabalha no projeto e instalação de sistemas de geração de energia solar, por meio de painéis solares, proporcionando economia para seus clientes, com a redução de até 97% nos gastos com contas de energia elétrica.
Fundador da InfinitySun Energia Solar, o empresário Pedro Mouta acredita que a energia solar fotovoltaica vem ganhando cada vez mais importância e destaque nos últimos anos, principalmente em um cenário de escassez de chuvas e baixo volume de água nos reservatórios das hidrelétricas, o que obriga o Operador Nacional do Sistema (ONS) a acionar as usinas termelétricas – mais caras e poluentes – e, consequentemente, sinalizar a bandeira tarifária vermelha, aumentando o custo da energia ao consumidor final.
“Nesse ponto, entra o papel das energias renováveis, como a solar por exemplo, que ajudam a aliviar a pressão sobre a necessidade de acionar as termelétricas e reduzem os impactos ambientais e de aumento do custo na tarifa”, afirma.
A energia solar fotovoltaica é uma realidade no presente e deve ser largamente adotada no futuro próximo, especialmente diante da oferta abundante de irradiação solar no país. Segundo Mouta, o Brasil é um dos países que tem melhor potencial de irradiação solar do mundo.
“Todas as regiões são favoráveis e viáveis economicamente para implantação da Energia Solar. Entretanto, a Região Norte tem uma posição geográfica favorável em relação, por exemplo, à região Sul do País, por estar mais próxima à Linha do Equador, onde há maior incidência de luz solar. Portanto, é capaz de obter melhor resultado na geração de energia já que o sol está praticamente disponível, a maior parte do ano”, destaca.
Mouta também ressalta que, diferente do senso comum, o investimento em energia solar não é um custo alto, se levarmos em consideração que o retorno sobre o investimento se dá entre 3 e 5 anos – dependendo do tamanho do sistema, da classe tarifária do consumidor e local da instalação –, e o sistema dura até 30 anos.
“Um retorno de investimento entre três e cinco anos é muito atrativo para quem possui recurso próprio ou tem possibilidade de captação de recursos junto aos bancos e financeiras. Costumo dizer que não é o investimento em energia solar que é caro, mas sim pagar a conta de energia com os sucessivos aumentos das tarifas das distribuidoras”, observa.
O empresário dá a dica para o consumidor que não possui recursos disponíveis para adquirir equipamentos, projeto e instalação de um sistema fotovoltaico: recorrer a agentes financeiros que ajudam no processo com financiamentos, os quais podem chegar até 84 meses para serem pagos. “Lembrando que, dependendo do prazo de pagamento, as prestações do financiamento ficam menores que a economia mensal gerada com a implantação do sistema, ou
seja, essa conta fecha”, assegura.
“Com a geração de energia solar, é possível reduzir os gastos com contas de energia elétrica, em até 97%, pelos próximos 30 anos, com um sistema que se paga entre 3 e 5 anos.” (Pedro Mouta)
A Energia Solar no Estado do Amazonas
Entre 2015 e meados de 2016, Mouta – que é engenheiro mecânico e veio de São Paulo para Manaus em 1997 trabalhar em uma fábrica de motocicletas do Distrito Industrial – implantou o primeiro sistema de geração de energia solar residencial no estado do Amazonas, obedecendo aos termos da Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 482, de 17 de abril de 2012, que permite que qualquer consumidor possa gerar sua própria energia e injetar o excedente na rede de distribuição das concessionárias para receber os créditos (em Kwh) por meio do sistema de compensação (Sistema On Grid).
“Naquela época, já via o potencial que a energia solar fotovoltaica poderia ter em um futuro próximo em nosso País, até mesmo pela enorme disponibilidade do sol como matéria prima em todo território brasileiro”, especifica.
Os resultados do projeto deixaram evidentes as oportunidades de crescimento do segmento, dando origem à InfinitySun Energia Solar, que, desde 2017, atua exclusivamente no mercado de Energia Solar Fotovoltaica. Hoje, a empresa possui todo o know-how e experiência necessários para atender quem busca por um sistema de geração de energia solar fotovoltaico, dominando ponto a ponto todas as etapas do processo, que vão desde o projeto e concepção até a instalação e integração do sistema com a rede elétrica.
“Atuamos em todas as etapas do processo: análise preliminar e orçamento, projeto e aprovação na concessionária, implantação, acompanhamento do desempenho do sistema e manutenção corretiva e preventiva. Nossa filosofia de trabalho na InfinitySun é oferecer uma solução ‘Turn Key’ (entrega de chave – trabalho do início ao fim) aos nossos clientes”, deixa claro Pedro Mouta.